Folha de S.Paulo

INSS quer liberar pedido de aposentado­ria pela internet

Intenção é, após teste com projeto-piloto, oferecer serviço a todos até o fim de 2017

-

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) quer permitir que as pessoas façam pedidos de aposentado­ria pela internet e, em alguns casos, comecem a receber o benefício sem ter de comparecer a uma agência do órgão.

O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, informou à Folha que será implementa­do um projeto-piloto no início do ano e a intenção é que, até o fim de 2017, se responder como esperado, o serviço seja oferecido a todos os segurados.

“A gente almeja fechar o ano de 2017 com esse serviço disponível ao cidadão.”

Primeiro, diz Gadelha, o órgão terá de acompanhar os resultados nas localidade­s em que o sistema for implementa­do como teste. O piloto começará por Mossoró (RN) e só depois será expandido.

Nos casos em que a documentaç­ão estiver em dia, será possível que o segurado peça a aposentado­ria e conclua o processo sem ter de pisar em uma agência do INSS, de acordo com o diretor de benefícios do órgão, Robinson Nemeth.

“As pessoas não precisarão ir à agência para requerer a aposentado­ria, por exemplo. Se não tiver documentaç­ão pendente, não precisará comparecer. Boa parte do que está no sistema é considerad­a como prova plena”, disse.

Para o início de 2017, o INSS diz que vai disponibil­izar a plataforma “Meu INSS”, que já chegou a ser testada com o público interno e oferece serviços como agendament­os e declaração de regularida­de do contribuin­te individual, entre outros.

A principal funcionali­dade, de simulação do tempo de serviço, será disponibil­izada até março. Segundo Nemeth, o extrato vai passar a mostrar a soma do tempo de serviço.

“Hoje o extrato não simula o tempo. Apresenta as empresas nas quais trabalhou, as datas e os repasses que a empresa fez.” (LAÍS ALEGRETTI) Uma calculador­a feita pela

com base em informaçõe­s da Secretaria de Estado da Fazenda, mostra o valor oficial, as alíquotas e o imposto devido de mais de 35 mil modelos e versões de veículos fabricados entre 1997 e 2016. O calendário para o pagamento do imposto começa oficialmen­te no dia 9 de janeiro e varia de acordo com o número final da placa do veículo

folha.com/no1842288

O presidente Michel Temer publicou nesta terça-feira (20) medida provisória que permite aumentar ou reduzir preços de medicament­os “excepciona­lmente”. A medida abre espaço para que o conselho de cinco ministros vinculados à Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicament­os) possa autorizar alterações “excepciona­is” no preço a qualquer momento, e não só no fim de março, período em que o governo anuncia o percentual máximo permitido de reajuste

folha.com/no1843082

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil