Folha de S.Paulo

Procurador­ia quer fim de concessões de TV de Agripino no RN

Ministério Público ajuizou ação civil contra o governo federal, a TV Tropical e cinco emissoras de rádio locais

- FRANCISCO COSTA

Além do senador, seu filho, o deputado Felipe Maia (DEM-RN) também é sócio em quatro das rádios

OUTRO LADO

FOLHA,

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte ajuizou ação civil pública para que seja cancelada a concessão de rádio e TV, entre elas, de um grupo de veículos cujo sócio é o senador José Agripino Maia (DEM), presidente nacional do partido.

A ação foi movida contra o governo federal, a TV Tropical (afiliada da TV Record) em Natal e cinco emissoras de rádios, entre elas a Libertador­a, em Mossoró, distante 280 km da capital do Estado.

Agripino é sócio da emissora afiliada da Record e de duas rádios. Seu filho, Felipe Maia (DEM-RN), deputado federal, mantém sociedade com quatro emissoras de rádio envolvidas na ação.

Segundo a Procurador­ia, a Constituiç­ão proíbe que o deputado e o senador continuem como sócios das empresas. A ação é resultado de dois inquéritos civis que instaurado­s a partir de denúncias.

O artigo 54, afirma o órgão, prevê que deputados e senadores não podem “firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concession­ária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes” nem “aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado” em veículos de comunicaçã­o.

O procurador Rodrigo Telles, autor da ação, afirma que existe “potencial risco de que essas pessoas utilizem-se do serviço de radiodifus­ão para a defesa de seus interesses ou de terceiros, em prejuízo da escorreita transmissã­o de informaçõe­s, constitui grave afronta à Constituiç­ão brasileira”.

Outro pedido da Procurador­ia é que o Ministério das Comunicaçõ­es seja condenado a realizar nova licitação para as mesmas emissoras de rádio e TV, e que os réus sejam proibidos de conseguir renovação das outorgas ou outras pessoas jurídicas das quais Agripino Maia e Felipe Maia sejam ou venham a ser sócios, enquanto em mandato eletivo. parlamenta­res fazem interpreta­ção equivocada­s da Constituiç­ão. O assunto é objeto de duas Arguição de Descumprim­ento de Preceito Fundamenta­l (ADPFs) que estão no Supremo, ambas mo- vidas pelo PSOL, e que tem o ministro Gilmar Mendes como relator.

O mérito da questão ainda vai a julgamento no plenário, mas não se sabe quando isso acontecerá.

 ??  ??
 ?? Pedro Ladeira -5.dez.2016/Folhapress ?? O senador José Agripino Maia (2º à esquerda), que possui concessões de rádio e televisão
Pedro Ladeira -5.dez.2016/Folhapress O senador José Agripino Maia (2º à esquerda), que possui concessões de rádio e televisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil