Folha de S.Paulo

De bolo falso a reparo na roupa de Betty Faria

- FERNANDA PEREIRA NEVES 17h30, no Santuário de Nossa Sra. do Rosário de Fátima, av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré. MARÍLIA PEDERNEIRA­S - Nesta quinta (22), às 17h, na Paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jd. Paulistano. J AIMEK OIF

A influência veio dos filhos e dos netos, mas a dedicação era mesmo de dona Lucíola quando começou a produzir filmes perto dos 60 e só parou mais de 20 anos depois, já por causa de limitações da idade.

Foi o sonho do neto que a motivou —vendeu um apartament­o para bancar “Tati, a Garota”, o primeiro filme dele, Bruno Barreto, hoje famoso.

No segundo filme dele, “A Estrela Sobe”, lá estava dona Lucíola de novo. Comprou os direitos da história e repetia: “Vai ficar muito bom.”

Várias produções vieram depois com essa goiana costurando vestido para Betty Faria, fazendo bolo cinematogr­áfico com papelão, servindo sanduíches nos bastidores e dando muitos palpites.

Determinav­a e cuidava de tudo, assim como já tinha feito por décadas em sua casa. Gostava das coisas do seu jeito. Quando se mudou para o Rio, definiu, antes mesmo de chegar, o refinado prédio em que moraria, a escola e cursos que os filhos frequentar­iam.

Para fazer “Igreja dos Oprimidos”, já aos 70 anos, viajou sozinha pela paraense Altamira e pelo Paraguai pesquisand­o sobre igreja da libertação e movimentos semterra. “Foi a grande produção dela”, avalia a filha, Lucy.

Trabalhou ainda em “O Quatrilho” e “O Que É Isso Companheir­o”, ambos indicados ao Oscar, e frequentou festivais como os de Cannes, Veneza, Berlim, Havana. Nesse último, conheceu e encantou o ex-ditador cubano, Fidel Castro, conta a filha.

A determinaç­ão a fez definir até os detalhes de seu velório, antes de morrer no dia 3, aos 101, enquanto dormia. Deixa três filhos, nove netos, 19 bisnetos e sete tataraneto­s. coluna.obituario@grupofolha.com.br SHLOSHIM - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ MATZEIVA - CEMITÉRIO

VOCÊ DEVE PROCURAR OS ERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. MATZEIVA - ISRAELITA DO EMBU CEMITÉRIO

AVI SO G RATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil