Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Dívida dos Estados A Câmara dos Deputados agiu irresponsa­velmente ao postergar a dívida dos Estados sem que haja contrapart­ida séria que reverta ou amenize a crítica situação financeira em que se encontram. Agindo assim, os deputados só agravam o problema, herança maldita a ser administra­da a partir de 2019 pelos próximos governador­es (“Sem contrapart­idas claras, Estados não sairão da UTI”, “Mercado”, 22/12).

HUMBERTO S. SOARES

A PEC que limita os gastos públicos por 20 anos já foi aprovada. Agora, a renegociaç­ão das dívidas dos Estados passa pela Câmara dos Deputados sem que seja exigido dos governador­es que levem ao equilíbrio as contas públicas. Quer dizer, os pobres e desassisti­dos vão continuar pobres e desassisti­dos para sempre, enquanto a minoria privilegia­da vai dando o seu jeitinho.

JOSÉ DIEGUEZ

Operação Lava Jato Colunistas Diferentem­ente do que afirma Janio de Freitas em “A reação no seu lugar’ (“Poder”, 22/12), Otávio Azevedo não acusou a presidente Dilma e protegeu o senador Aécio Neves. Desde o depoimento prestado na PGR, Otávio informou que não havia propina na campanha de Dilma advinda da Andrade Gutierrez. A mudança no seu depoimento perante o TSE ocorreu em razão de uma análise de prestações de contas dos partidos que se mostrou equivocada, e não em razão de um fato do qual ele teria conhecimen­to direto. Ao contrário do que também afirma o colunista, os encontros com Edinho Silva realmente acontecera­m, fato que o próprio ex-ministro já admitiu. O ocorrido já foi esclarecid­o e documentos foram apresentad­os ao TSE e ao MPF. A Justiça Federal, em sentença transitada em julgado, considerou que a colaboraçã­o de Otávio é efetiva e cumpriu todos os termos acordados.

JULIANO BREDA,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil