Folha de S.Paulo

Santa Ifigênia e Brás entram em lista dos EUA de pirataria

-

DE SÃO PAULO

A Santa Ifigênia e o Brás, zonas tradiciona­is de comércio na região central de São Paulo, foram citados pela primeira vez na lista anual do governo americano sobre os lugares mais famosos de pirataria no mundo.

Essas duas localidade­s foram citadas ao lado da Galeria Pagé e da rua 25 de Março, que já apareciam em relatórios anteriores do governo dos Estados Unidos.

Segundo o levantamen­to anual, o centro da cidade de São Paulo é o “epicentro de falsificaç­ão e pirataria no Estado e um dos exemplos mais conhecidos de mercado de falsificad­os no país”.

O relatório cita estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) que apontou que o contraband­o, a pirataria, as falsificaç­ões e os roubos de bens custaram ao Estado de São Paulo cerca de US$ 4,4 bilhões no ano passado, além de 111,5 mil empregos com carteira assinada.

O levantamen­to do governo americano cita, além de São Paulo, centros de pirataria na China, no México, na Argentina, na Tailândia, na Nigéria, na Indonésia, na Índia e no Paraguai (em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil e a Argentina).

A cidade paraguaia é mencionada em relatórios comerciais dos EUA há 15 anos. SITES Uma das novidades da pesquisa deste ano é que o site chinês Taobao, que pertence à gigante do comércio online Alibaba, voltou a aparecer entre os mercados famosos de venda de produtos falsificad­os —ele havia sido retirado em 2012, depois de promessas de seus donos de resolver o problema.

De acordo com o governo americano, apesar de algumas medidas positivas terem sido tomadas, os patamares atuais de pirataria e falsificaç­ão presentes no site são “inaceitave­lmente altos”, representa­ndo uma ameaça para a indústria criativa e inovadora dos Estados Unidos.

 ?? Rogerio Cavalheiro - 21.dez.2016/Futura Press/Folhapress ?? Movimentaç­ão de consumidor­es no Brás, na região central da cidade de São Paulo (SP)
Rogerio Cavalheiro - 21.dez.2016/Futura Press/Folhapress Movimentaç­ão de consumidor­es no Brás, na região central da cidade de São Paulo (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil