Folha de S.Paulo

Único time a estrear na lista, a Chapecoens­e entrou no ranking na 30ª posição.

-

Definitiva­mente, 2016 se tornou um ano para o torcedor corintiano esquecer. Após uma temporada sem títulos, a equipe alvinegra foi ultrapassa­da pelo rival Santos no Ranking Folha de 2016.

Os dois times começaram a temporada com 19 pontos de diferença. No entanto, enquanto o clube alvinegro da capital passava o ano em branco, a equipe santista acumulava pontos. Foram 25 no total —10 pelo título no Campeonato Paulista e mais 15 pelo segundo lugar no Campeonato Brasileiro— que deram ao alvinegro do litoral a quarta posição da lista deste ano.

O Santos foi o clube que mais somou pontos nesta temporada, ao lado do Palmeiras, que também colocou em sua conta mais 25 pontos pelo título brasileiro.

O fim do jejum de 22 anos sem levantar o troféu do Nacional fez com que a equipe alviverde, que ocupa a terceira posição do ranking com 908 pontos, diminuísse a diferença para o vice-líder Flamengo, que manteve os mesmos 941 do ano passado.

O líder do Ranking Folha continua sendo o São Paulo, que também não somou pontos em 2016, com 946. NOVIDADES Campeão de 2016

Para entrar na lista, uma equipe precisa ter ao menos um título ou vice nacional ou internacio­nal, o que a Chapecoens­e conseguiu ao ser declarada campeã da Copa SulAmerica­na pela Conmebol.

O Ranking Folha, publicado desde 1996, é uma classifica­ção histórica do desempenho dos times brasileiro­s.

Ele distribui pontos por títulos ou vice-campeonato­s estaduais, regionais, nacionais e internacio­nais. Competiçõe­s de divisões inferiores não são considerad­as.

Neste ano passou-se a ser considerad­a para o ranking a Primeira Liga, conquistad­a pelo Fluminense em 2016. O torneio dará a mesma pontuação de outros regionais. SÓ TORNEIOS INTERNACIO­NAIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil