Folha de S.Paulo

Rússia diz não ver sinais de terrorismo em acidente aéreo

Queda de avião militar no sul do país matou 92 pessoas no domingo (25)

-

Investigaç­ão considera mais provável que desastre tenha sido causado por erro do piloto ou falha técnica

O governo russo afirmou nesta segunda (26) que não considera provável que um ataque terrorista tenha causado a queda de um avião militar no mar Negro. As 92 pessoas a bordo morreram.

Segundo o ministro dos Transporte­s da Rússia, Maxim Sokolov, as investigaç­ões apontam como possível causa uma falha técnica ou erro do piloto. Antes, ele chegou a dizer que não se descartava nenhuma hipótese.

A aeronave, um Tupolev154, desaparece­u dos radares no domingo (25), dois minutos após decolar do distrito de Adler, no sul da Rússia.

Entre as vítimas estão cantores do Coral do Exército Vermelho, dançarinos e membros de uma orquestra que iam à Síria entreter as tropas russas no Ano Novo.

A investigaç­ão para determinar os motivos da queda e para verificar se houve violações de normas de segurança já interrogou técnicos encarregad­os de preparar o avião antes da decolagem.

Segundo relatos, as condições de voo eram favoráveis no momento do acidente.

O Ministério da Defesa disse que a aeronave, construída em 1983, ainda na era soviética, havia passado por manutenção pela última vez em setembro e que recebeu outros grandes reparos em dezembro de 2014.

Na manhã de segunda, as equipes de busca resgataram 11 corpos, que foram levados para Moscou para identifica­ção. De acordo com o Ministério de Emergência, mergulhado­res encontrara­m destroços do avião a 1,6 km de distância da costa e a 25 m de profundida­de.

Em 2010, uma aeronave do mesmo modelo caiu quando tentava aterrissar próximo a Smolensk, no oeste da Rússia. Havia 96 pessoas a bordo, entre elas o presidente polonês, Lech Kaczynski. Todos os ocupantes morreram. Na Lituânia, pessoas deixam flores em homenagem às vítimas

 ?? Mindaugas Kulbis/Associated Press ??
Mindaugas Kulbis/Associated Press

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil