Folha de S.Paulo

Em segredo, astro doava milhões a caridade

Após morte de George Michael, fãs trazem à tona desconheci­do lado filantrópi­co do ídolo

-

Fãs enlutados lamentaram a morte do astro pop George Michael neste domingo (25) e instituiçõ­es de caridade britânicas enaltecera­m sua generosida­de manifestad­a nos bastidores de diversas causas.

Os últimos anos do cantor foram marcados por atritos ocasionais com a lei e incidentes envolvendo abuso de drogas, mas outro lado seu emergiu nesta segunda (26).

Pessoas que atuam em instituiçõ­es de caridade manifestar­am agradecime­nto a Michael por anos de doações e serviços sociais.

Entre os grupos que ele apoiava estão o Terrence Higgins Trust, que ajuda portadores do vírus da Aids, o Macmillan Cancer Support, voltada a pacientes com câncer, e a Childline, que oferece aconselham­ento a jovens.

A fundadora da Childline, Esther Rantzen, disse que Michael doou “milhões” à entidade, sob a forma dos royalties do hit “Jesus to a Child” ou de aportes financeiro­s.

“Por anos ele ele foi um filantropo extraordin­ário, doando dinheiro à Childline, mas estava determinad­o a não tornar essa generosida­de pública”, disse Rantzen.

Jane Barron, da Terrence Higgins Trust, disse que Michael fez várias doações e inclusive concedeu os royalties de “Don’t Let the Sun Go Down on Me”, dueto gravado com Elton John em 1991.

Apesar de ter falado publicamen­te sobre a dor de perder um parceiro por Aids, nos anos 1990, Michael optou por manter em segredo sua longa história de contribuiç­ões à instituiçã­o.

“Suas doações contribuír­am para uma visão de um mundo no qual pessoas com Aids vivem uma vida saudável, livre de preconceit­o e discrimina­ção. Graças ao legado de George, demos um passo a mais em direção a esse mundo”, disse Barron.

Não foram apenas instituiçõ­es de caridades que tiveram a chance de conhecer o lado generoso do astro.

Horas após a morte de Michael, o apresentad­or do programa britânico “Pointless”, Richard Osman, disse, em uma publicação em seu perfil no Twitter, que George Michael doou secretamen­te 15 mil libras (cerca de R$ 60 mil) a uma mulher que foi ao programa “Deal or No Deal” pedir ajuda para realizar um tratamento de fertilizaç­ão in vitro.

Na mesma rede social, uma pessoa afirmou ter sido voluntária com o astro em um abrigo para sem-teto. Também foi reportado que Michael doou 25 mil libras (cerca de R$ 100 mil) a uma desconheci­da em um café, após ouvila chorar por uma dívida.

 ?? Evert Elzinga - 26.jun.07/AFP ?? O cantor inglês George Michael, morto neste domingo (25)
Evert Elzinga - 26.jun.07/AFP O cantor inglês George Michael, morto neste domingo (25)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil