Folha de S.Paulo

Festival exibe os melhores do cinema brasileiro em 2016

Retrospect­iva que termina na sexta (30) leva filmes de Cláudio Assis e Ugo Giorgetti à tela do CineSesc, em SP

- AVALIAÇÃO

Entre os longas estão ainda obras de diretores estreantes, além de documentár­ios sobre tempo, poesia e loucura

Termina nesta semana a 17ª edição da retrospect­iva feita pelo CineSesc do que houve de melhor no cinema brasileiro no ano que passou.

Do período em que a produção nacional registrou um de seus maiores recordes de bilheteria, a curadoria da mostra selecionou títulos que podem ter passado batido.

Boa oportunida­de para ver, por exemplo, o suspense adolescent­e “Mate-me Por Favor”, da estreante carioca Anita Rocha da Silveira. O longa foi exibido na mostra Horizontes do Festival de Veneza, em 2015, e conta a história de assassinat­os em série na Barra da Tijuca.

Para continuar no clima sinistro, há também “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas. A comédia musical satiriza os filmes de zumbi e embute aguda crítica social ao narrar o cotidiano de um cemitério paulistano, alvo da especulaçã­o imobiliári­a.

De Ugo Giorgetti o CineSesc exibe “Uma Noite em Sampa”, filme que também carrega crítica social em sua trama sobre um grupo de amigos à mercê do que julgam ser uma cidade violenta.

Outro diretor conhecido que tem seu mais recente longa projetado é o pernambuca­no Cláudio Assis, dos violentos “Amarelo Manga” e “Baixio das Bestas”. O cineasta se mostra mais cheio de ternura juvenil em “Big Jato”, obra sobre o amadurecim­ento de um garoto no sertão.

Também é juvenil “Lua em Sagitário”, road movie de Marcia Paraiso com participaç­ões especiais de Elke Maravilha e do cantor Serguei.

A seleção se mostra forte nos documentár­ios. “A Loucura entre Nós”, de Fernanda Fontes Vareille, reflete sobre os limites da sanidade. “Quanto Tempo o Tempo Tem”, de Adriana L. Dutra, trata do tempo —e da falta dele. “O Último Poema”, de Mirela Kruel, aborda correspond­ências do poeta Carlos Drummond de Andrade. QUANDO até sex. (30) ONDE CineSesc (r. Augusta, 2.075, tel. (11) 3087-0500 QUANTO de R$ 3,50 a R$ 12 CLASSIFICA­ÇÃO livre a 16 anos PROGRAMAÇíO COMPLETA http://tinyurl.com/zp6v689

‘Big Jato’, de Cláudio Assis

Baseado no livro de Xico Sá, trata de um jovem que acompanha o pai, motorista de caminhão

ter (27), às 21h30; 16 anos

Quando: ‘Mate-me Por Favor’, de Anita R. Silveira

Quatro garotas se veem às voltas com uma série de misterioso­s assassinat­os na Barra da Tijuca

sex (30), às 21h30; 14 anos

Quando: ‘Sinfonia da Necrópole’, de Juliana Rojas

Um aprendiz de coveiro começa a trabalhar num cemitério que passa por uma reformulaç­ão

qui (29), às 21h30; 12 anos

Quando: ‘O Shaolin do Sertão’, de Halder Gomes

Nesta comédia, um entusiasta de artes marciais do sertão nutre o sonho de virar um lutador

sex (30), às 15h; 12 anos

Quando:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil