Folha de S.Paulo

Mudança no decreto já estava em curso, diz governo

-

DE SÃO PAULO

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (29) que o decreto estadual “segue integralme­nte a legislação federal” que prevê, em um de seus artigos, que os Executivos estaduais estabeleça­m regras de governança próprias para as estatais de menor porte.

“Em relação à participaç­ão de dirigentes partidário­s e parlamenta­res, ainda que licenciado­s, nos conselhos de estatais, o Estado seguirá a determinaç­ão federal. A alteração no decreto deverá ser publicada na edição desta sexta (30) do ‘Diário Oficial’ do Estado”, afirmou, em nota.

De acordo com a nota, a Secretaria de Governo informou que a correção do decreto editado na segunda-feira (26) “já estava em curso” antes de a Folha questionar a gestão sobre as regras publicadas.

O governo não informou se há dirigentes políticos no comando das estatais menores que terão de ser exonerados.

Ainda segundo o governo paulista, o decreto estadual criou áreas de “compliance” nas estatais com exigências que vão além das previstas na legislação federal.

“No modelo paulista, os meios de denúncia são fortalecid­os em todas as empresas com a criação de canais que garantem o anonimato e a estabilida­de empregatíc­ia do denunciant­e”, afirmou.

“[O texto estadual] Altera também a aplicação dos conceitos dos códigos de ética e conduta das empresas estatais. Com a publicação do decreto, as violações podem resultar em demissão por justa causa. O objetivo é deixar ainda mais claro que os funcionári­os e servidores públicos têm o dever ético de denunciar práticas ilegais nas empresas”, completou a nota.

A gestão Alckmin destacou ainda que deu um prazo menor que o previsto na legislação federal para a adaptação das estatais paulistas.

A legislação federal estipula que as mudanças nas empresas federais ocorram até junho de 2018, enquanto, em São Paulo, o prazo limite para que as estatais estejam adequadas à norma é 31 de dezembro de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil