Folha de S.Paulo

Prefeitos assumem com mais cortes e sem investir

Redução de gastos e estrutura, dívidas e salários atrasados afetam capitais

- Cotidiano B3 Cotidiano B2 Cotidiano B1

Depois de dois anos de crise, os novos prefeitos iniciam seus mandatos, neste domingo (1º), num cenário de maior contenção de gastos e menos investimen­tos.

Onze capitais tiveram queda real de receitas desde o início do mandato, e em só seis a arrecadaçã­o não caiu neste ano. Muitas iniciaram um rigoroso ajuste fiscal, que deve continuar em 2017.

Em São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a venda da maior parte da frota municipal —mandou os servidores usarem Uber— e reduziu as secretaria­s de 27 para 22.

A Prefeitura de Vitória (ES) não reajusta salários há dois anos, e até o horário de expediente foi reduzido.

Na capital capixaba, onde o prefeito Luciano Rezende (PPS) foi reeleito, servidores com celular tiveram verba para a conta reduzida a um terço —quem gasta mais tem o valor descontado em folha.

“Tem de saber lidar com a escassez”, diz o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), presidente da Frente Nacional de Prefeitos, que será sucedido por Alexandre Kalil (PHS).

Mesmo com os cortes, alguns assumirão com salários atrasados. Em Porto Alegre, cuja dívida triplicou, a prefeitura parcelou o 13º.

Especialis­tas veem risco de que as prefeitura­s encolham e a qualidade do serviço seja afetada.

 ?? Avener Prado/Folhapress ?? » ME DÁ UM DINHEIRO AÍ Após entregar trem para a linha 7-Rubi, na Luz, Geraldo Alckmin, governador de SP, dá nota de R$ 5 a pedinte, que reclama: ‘Só isso?’
Avener Prado/Folhapress » ME DÁ UM DINHEIRO AÍ Após entregar trem para a linha 7-Rubi, na Luz, Geraldo Alckmin, governador de SP, dá nota de R$ 5 a pedinte, que reclama: ‘Só isso?’
 ?? José Lucena/Futura Press/Folhapress ?? Françoise Amiridis chega a delegacia
José Lucena/Futura Press/Folhapress Françoise Amiridis chega a delegacia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil