Folha de S.Paulo

Prazo para mudar contratos na tele fixa é postergado

-

O presidente Michel Temer sancionou, com vetos, a lei complement­ar sobre o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) que inclui serviços de transmissã­o on-line de áudio e vídeo, como Netflix e Spotify, entre os que podem ser taxados.

Segundo publicação desta sexta-feira (30) no “Diário Oficial da União”, também serão sujeitos à cobrança serviços de “processame­nto, armazename­nto ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônica­s, aplicativo­s e sistemas de informação, entre outros formatos, e congêneres”.

O ISS ainda passa a incidir sobre elaboração de programas de computador­es —incluindo jogos eletrônico­s— e na disponibil­ização, sem cessão definitiva, de áudio, vídeo, imagem e texto via internet. Ficam de fora livros, jornais e periódicos.

A alíquota mínima será de

Temer vetou a mudança no local de cobrança do ISS para os setores de planos de saúde, cartões e leasing.

O trecho vetado envolvendo empresas de cartões, por exemplo, era uma das principais mudanças feitas na Câmara

DA REUTERS

A Anatel (Agência Nacional de Telecomuni­cações) decidiu prorrogar até 30 de junho de 2017 o prazo para a realização de alterações nos contratos de telefonia fixa. O prazo anterior era 28 de fevereiro.

As mudanças na telefonia fixa foram aprovadas em comissão do Senado, em caráter terminativ­o, após terem passado pela Câmara.

No entanto, o texto —que atende a pleito de operadoras — ainda não foi a sanção porque parlamenta­res da oposição foram ao STF para tentar obrigar a votação do assunto no plenário do Senado.

Com a mudança na legislação, as operadoras poderão ficar com edifícios e outros ativos diretament­e relacionad­os às concessões atuais e que deveriam ser devolvidos à União em 2025.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil