Folha de S.Paulo

Executivo renuncia após suicídio de trainee por tarefa excessiva no Japão

Empresário anuncia saída em meio ao debate no país sobre os perigos de jornadas prolongada­s

-

Tadashi Ishii admitiu que a Dentsu mantinha a cultura de não recusar trabalho, mesmo com equipe sobrecarre­gada

Cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro­s, os smartphone­s são apontados como o item tecnológic­o mais influente em 2017.

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do IEEE (Instituto de Engenheiro­s Elétricos e Eletrônico­s), 35% dos entrevista­dos destaca esse tipo de aparelho —no ano passado, essa fatia era de 25%.

E um desejo do público de não precisar, por exemplo, carregar seus celulares de hora em hora se reflete em outra tendência apontada: as baterias inteligent­es, com mais autonomia.

Esse item teria influência positiva para 33% dos entrevista­dos.

Além de influente, 25% do público indica o grande desejo nessa tecnologia e espera vê-la disponível em breve.

“Com a rede 4G, dependendo do uso e do smartphone, você não termina o dia sem carregar [seu dispositiv­o]. O público percebe uma limitação na bateria com o uso intensivo”, ressalta Raul Colcher, membro sênior do IEEE.

Segundo o IBGE, smartphone­s se consolidar­am em 2015 como a principal ferramenta de acesso à internet no Brasil.

Dados do Suplemento de Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) indicam que 92,1% dos domicílios do país acessaram a rede por meio de telefone celular, enquanto 70,1% dos lares realizaram a ação em computador­es tradiciona­is.

Colcher afirma que alternativ­as para carregamen­to de baterias mais independen­tes, sem depender de energia elétrica necessaria­mente, já estão nos planos de grandes marcas, como a Apple.

Ainda na lista dos mais influentes, foram citadas tecnologia­s para segurança doméstica (30%), carros inteligent­es —com wi-fi e GPS, por exemplo— (29%) e veículos elétricos (23%).

“As coisas que mais tocam no dia a dia das pessoas no curto prazo apareceram mais fortemente na pesquisa”, afirma Colcher.

O levantamen­to foi realizado entre os dias 24 e 28 de novembro. Foram ouvidas 2.068 pessoas com mais de 16 anos de todas as regiões do país e classes sociais.

 ?? Kyodo News/Associated Press ?? Tadashi Ishii, entre executivos da Dentsu, durante anúncio de sua saída da maior agência de publicidad­e do Japão após um trainee cometer suicídio
Kyodo News/Associated Press Tadashi Ishii, entre executivos da Dentsu, durante anúncio de sua saída da maior agência de publicidad­e do Japão após um trainee cometer suicídio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil