Folha de S.Paulo

Tre os seis primeiros colocados do Campeonato Inglês, somente o vice-líder Liverpool sofreu mais gols: 21.

- EDUARDO RODRIGUES

DE SÃO PAULO

Acostumado com vitórias e títulos, Pep Guardiola terá uma virada de ano bem diferente das que passou durante as oito temporadas da sua ainda curta e já vitoriosa carreira como treinador.

Debutante no Campeonato Inglês, o catalão apresenta o seu pior aproveitam­ento em um começo de trabalho após 28 partidas.

À frente do Manchester City, acumula 17 vitórias, seis empates e cinco derrotas, um aproveitam­ento de 67,8%.

Mesmo se o clube de Manchester vencer o Liverpool neste sábado (31), às 15h30 (ESPN Brasil), pela 19ª rodada do Inglês, Guardiola não conseguirá evitar a marca negativa. Isso porque o seu pior início foi em 2014, quando conquistou 79,7% dos pontos disputados nas primeiras 28 partidas na sua segunda temporada pelo Bayern de Munique, da Alemanha.

Nos clubes pelos quais passou, Pep sempre implemento­u seu estilo de jogo de forma contundent­e: posse de bola, forte marcação e efetividad­e no ataque.

No livro “Guardiola Confidenci­al”, o autor Marti Perarnau conta como foi a primeira temporada do treinador no Bayern. Ele revela que um dos objetivos iniciais do catalão ao chegar em Munique foi passar aos atletas o que chamou de “idioma de jogo”, para que eles compreenda­m e sigam sua linha de trabalho.

Fluente em inglês, assim como é em alemão, o técnico parece ter mais trabalho no que Perarnau definiu como “alfabetiza­ção” que faz com seus jogadores. Guardiola passou então a ser questionad­o como nunca na carreira.

Em uma entrevista coletiva no começo de dezembro, foi questionad­o se não era o momento de mudar seu estilo de jogo. Nervoso, não hesitou em refutar a hipótese aos jornalista­s presentes.

“Não ganhamos os últimos jogos em casa, mas não há qualquer possibilid­ade de mudar o sistema de jogo. Essa é a forma como gosto de jogar, lamento. Se faço mal, o presidente decidirá, mas não há forma de mudar”, afirmou Guardiola após a derrota por 4 a 2 para o Leicester pela 15ª rodada do Inglês.

A dificuldad­e encontrada até o momento fica explícita no número de gols tomados no torneio. Em 18 partidas foram 20 gols sofridos, mais de um gol por jogo, fato raro no retrospect­o de Guardiola. En- ENTRE IGUAIS Um fator crucial para a queda no desempenho da equipe treinada por Guardiola é o nível dos adversário­s que ele encontrou na Inglaterra. Quando dirigiu o Barcelona, entre 2008 e 2012, o treinador tinha como principais rivais no Espanhol o Atlético de Madri e o Real Madrid. Já no Bayern de Muni-

PEP GUARDIOLA

Técnico do Manchester City que, onde ficou de 2013 a 2015, era ameaçado no Alemão principalm­ente pelo Borussia Dortmund. As duas ligas nacionais são caracteriz­adas por terem um abismo financeiro entre os clubes.

No Inglês, a história é bem diferente. Além do City, pelo menos mais cinco times têm potencial para vencer o título: Chelsea, Liverpool, Arsenal, Tottenham e Manchester United. Isso quando não há uma surpresa, como na temporada passada, quando o Leicester foi campeão.

“Achei que talvez seria mais rápido para me adaptar, mas estou bastante certo de que isso vai acontecer. [Alex] Ferguson, o meu ídolo, precisou de 11 anos para ganhar o Inglês [pelo United]. O Liverpool, um clube histórico, está há muitos anos sem ganhar. Dê-me tempo”, pediu.

Embora a fase não seja das melhores, o Manchester City pode terminar o ano na segunda posição do Nacional. Com 39 pontos, a equipe ocupa o terceiro lugar e precisa vencer o Liverpool, que soma 40 pontos, para conseguir a vaga do time comandado por Jurgen Klopp, maior rival de Guardiola na época em que comandou o Bayern.

“Achei

que talvez seria mais rápido para me adaptar, mas estou certo de que isso vai acontecer. Ferguson, o meu ídolo, precisou de 11 anos para ganhar o Inglês. O Liverpool, um clube histórico, está há muitos anos sem ganhar. Dê-me tempo

 ??  ?? O treinador Pep Guardiola acompanha à beira do gramado a partida entre seu Manchester City e o Hull City pela 18ª rodada do Campeonato Inglês
O treinador Pep Guardiola acompanha à beira do gramado a partida entre seu Manchester City e o Hull City pela 18ª rodada do Campeonato Inglês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil