Folha de S.Paulo

Greca diz que vai enxugar Prefeitura de Curitiba

- DANIEL CAMARGOS COLABORAÇíO PARA A

austero, que encontra uma dívida social. Porque nos momentos em que tínhamos que cumprir os compromiss­os de uma agenda internacio­nal, se acrescenta­ram demandas que agora são mais do que urgente, são intransfer­íveis”, disse Crivella, que impôs metas para setores como saúde, educação e transporte.

O novo secretário de Saúde, Carlos Eduardo (SD), deve apresentar planos para ampliar em 20% o número de leitos do SUS, para reduzir a fila no atendiment­o de usuários e para implantar policlínic­as de especialis­tas.

Uma das medidas estudadas por Crivella é trocar dívidas tributária­s de operadores de saúde por atendiment­o médico e cirurgias.

EM BELO HORIZONTE

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), tomou posse neste domingo (1º) com pedido de “juízo” aos vereadores e disse que governará a capital mineira abrindo mão da distribuiç­ão de cargos e empregos, sem canalizar o dinheiro do município para “troca de favores”.

Ex-presidente do AtléticoMG, Kalil encontrará dificuldad­es, já que o candidato que ele apoiava perdeu a presidênci­a da Câmara.

Apesar da falta de apoio no Legislativ­o, a transmissã­o do cargo foi prestigiad­a pelo governador Fernando Pimentel (PT) e pelo presidente da Assembleia Legislativ­a de Minas, Adalclever Lopes (PMDB).

Kalil pediu ajuda ao governador. “Sabemos da crise do governo estadual, mas sabemos da importânci­a de Belo Horizonte”, afirmou.

Em tom ríspido, disse que vai reformular a política de BH. Kalil se dirigiu aos vereadores para dizer que a tarefa deles é “evitar que porcos pastem com crianças em lixões”.

Kalil foi eleito com um discurso de que não era político. É mais próximo, porém, do grupo petista comandado por Pimentel do que dos tucanos liderados por Aécio Neves.

A votação do segundo turno da Câmara teve clima tenso, com protestos. Henrique Braga (PSDB) foi eleito com 21 votos. Sua vitória é uma derrota ao grupo de Kalil, que apoiou o dr. Nilton (Pros).

Para novo prefeito, órgão está ‘inchado’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil