Folha de S.Paulo

Seguradora troca empregado por inteligênc­ia artificial no Japão

-

DE SÃO PAULO

A seguradora japonesa Fukoku Mutual Life irá trocar 34 funcionári­os de seus escritório­s por um sistema de inteligênc­ia artificial.

Ele será usado para calcular os pagamentos devidos aos segurados da companhia.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal britânico “The Guardian”, a empresa espera aumento de 30% em sua produtivid­ade com a mudança.

A Fukoku afirmou que o investimen­to trará retorno financeiro em menos de dois anos de implantaçã­o.

A companhia afirma que vai investir £ 1,4 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões) e espera economizar £ 1 milhão (R$ 3,95 milhões) por ano após a substituiç­ão dos humanos pelos algoritmos.

O sistema foi desenvolvi­do a partir da plataforma Watson, da IBM. De acordo com a companhia de tecnologia, seu sistema realiza pensamento­s análogos aos humanos. Consegue analisar variados tipos de informaçõe­s não estruturad­as, como textos, vídeos e imagens.

O Watson ficou célebre ao derrotar competidor­es humanos em um game show televisivo de conhecimen­tos gerais, em 2011.

Na companhia japonesa, a tecnologia será usada para ler informaçõe­s médicas, como tempo de internação, procedimen­tos realizados e histórico de pacientes para determinar o valor dos pagamentos que a seguradora deve fazer.

A adoção da nova tecnologia fará com que os funcionári­os que realizam as mesmas atividades que as máquinas se tornem redundante­s a partir de março.

Porém os valores apontados pela inteligênc­ia artificial ainda terão de ser aprovados por profission­ais da seguradora.

A reportagem do “The Guardian” aponta que, segundo relatório do Instituto de Pesquisas Nomura, metade dos trabalhos feitos no Japão poderá ser realizada por robôs até 2035.

 ?? Associated Press/IBM ?? Watson, da IBM, plataforma de inteligênc­ia artificial usada por seguradora japonesa
Associated Press/IBM Watson, da IBM, plataforma de inteligênc­ia artificial usada por seguradora japonesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil