Folha de S.Paulo

PMs atiraram bala de borracha à queima-roupa

-

DOS ENVIADOS A BOA VISTA

Um vídeo que circula entre familiares de detentos da penitenciá­ria de Boa Vista (RR), na qual 31 foram mortos na madrugada desta sexta (6), mostra PMs atirando a curta distância balas de borracha nas costas de presidiári­os aparenteme­nte desarmados e já dominados. As imagens foram feitas, segundo familiares, após a chacina no presídio.

Esses parentes de presos disseram à Folha que havia feridos por essas balas de borracha e que um detento recebeu um disparo na boca. O governo disse não ter como confirmar as afirmações.

O vídeo também mostra que os policiais não miravam nas pernas dos presos, e sim na altura do tórax. O disparo de balas de borracha à queima-roupa e acima da cintura pode provocar mortes e traumas —estudos recomendam uma distância segura para uso do armamento.

O vídeo mostra os policiais militares, encapuzado­s, gritando para vários presidiári­os começarem a correr por um corredor. “Bora, caralho, bora. Vai, vai, filho da puta!”, afirmam os PMs, que em seguida atiram balas de borracha com espingarda­s.

A Folha exibiu as imagens ao secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Uziel Castro, responsáve­l pelo sistema penitenciá­rio, na sede do Palácio do Governo. Ele respondeu: “O que você acha que tinha que fazer? Esses caras estão fazendo o que? Estavam na missa, rezando?”

A reportagem pediu que o secretário falasse sobre a distância dos tiros, mas ele disse que não faria comentário­s. Demonstran­do irritação, deixou a sala onde ocorria a entrevista. Logo depois, a assessoria do governo disse que ele preferiu não se manifestar. (RUBENS VALENTE E MARLENE BERGAMO)

 ?? Reprodução ?? Disparo de bala de borracha por policial em detentos de penitenciá­ria de Boa Vista (RR)
Reprodução Disparo de bala de borracha por policial em detentos de penitenciá­ria de Boa Vista (RR)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil