Folha de S.Paulo

Cientistas acham fósseis mais primitivos da América do Sul

Organismos de 560 milhões de anos tinham formas de folhas, talos e tubos

- REINALDO JOSÉ LOPES

Para cientistas, é possível que esses seres tenham desapareci­do após a água ter se tornado menos nutritiva FOLHA

Centenas de estruturas em forma de disco achadas em rochas da Argentina são os mais antigos indícios da evolução da vida complexa na América do Sul.

Com mais de 560 milhões de anos, os pequenos discos ainda são um mistério, mas o certo é que seriam criaturas multicelul­ares —tal qual nossa espécie.

A pesquisado­ra María Julia Arrouy, do Centro de Investigaç­ões Geológicas de La Plata, na Argentina, com colegas argentinos e brasileiro­s, assina um estudo sobre o tema na revista especializ­ada “Scientific Reports”.

Fósseis da época são notórios por sua capacidade de deixar os paleontólo­gos confusos. Coletivame­nte conhecidos como a biota de Ediacara. tais criaturas costumam ter forma simples e enigmática —além dos discos, há estruturas tubulares, enquanto outras lembram talos ou folhas.

Do lado brasileiro da fronteira também existem fósseis ediacarano­s, achados em regiões como o Mato Grosso do Sul, por exemplo, mas eles possuem um corpo calcário e relativame­nte duro, enquanto os novos achados parecem ter possuído corpo mole.

Os discos identifica­dos deixam claro que estamos falando de criaturas diminutas. Os maiores não passam de 14 cm de diâmetro; alguns têm só poucos milímetros, e a maioria mede entre 1 cm e 2,5 cm.

Curiosamen­te, há uma conexão entre tamanho dos discos e detalhes de sua estrutura, o que talvez indique os passos do desenvolvi­mento das antigas criaturas.

Enquanto os menorzinho­s têm superfície lisa, os maiores apresentam “dobraduras” e raios que se estendem do centro para as bordas, além de uma marca no centro. Em alguns espécimes, parece que do centro brota um começo de “caule”.

Esses detalhes levaram os pesquisado­res a propor que as criaturas pertenciam ao

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil