Folha de S.Paulo

É comum encontrar todas as partes ainda em conexão orgânica”, afirma Simões.

-

grupo das Aspidella, já encontrado­s em outros registros da biota de Ediacara. “São fósseis enigmático­s, de distribuiç­ão global. A associação delas com outros fósseis, representa­dos por estruturas frondosas e na forma de talos, levaram os pesquisado­res a interpreta­remnas como estruturas de fixação de organismos”, explica Marcello Simões, da da Unesp de Botucatu, também autor do estudo.

O bicho inteiro, portanto (se é que era animal), lembraria vagamente uma folha ou uma pena fincada numa base redonda no leito marinho —no caso dos achados da Argentina, numa área rasa, próxima da praia, que poderia ficar temporaria­mente descoberta dependendo da maré.

A criatura usaria sua fronde ou folha para filtrar nutrientes da água do mar. Segundo María Julia, a luz solar talvez fosse importante para a sobrevivên­cia de tais criaturas.

“Ocorre que, durante a vida do organismo ou mesmo após sua morte, as diferentes partes anatômicas, como o disco basal, o ‘talo’, a ‘fronde’, poderiam se desconecta­r, de forma que nem sempre SUMIÇO Quando comparados com os grandes grupos de seres vivos complexos atuais, os Aspidella são considerad­os mais próximos dos animais —ou talvez dos fungos, como os cogumelos modernos.

“As formas com frondes não parecem ter sobrevivid­o até o intervalo de tempo seguinte”, diz Fernanda Quaglio, da Universida­de Federal de Uberlândia (MG), outra coautora da pesquisa.

Essa fase da história do planeta é o Cambriano, que começa há 541 milhões de anos e se caracteriz­a pela primeira grande explosão de diversidad­e dos animais, com a chegada dos ancestrais de insetos e vertebrado­s.

“Uma hipótese é que, com o surgimento desses novos organismos, a dinâmica da coluna d’água mudou. Antes, as águas eram riquíssima­s em nutrientes”, explica Fernanda. Com menos comida para absorver ou filtrar por causa da presença dos concorrent­es, os misterioso­s “bichoscaul­es” teriam perecido. OUTROS FÓSSEIS DA ÉPOCA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil