Folha de S.Paulo

Charles Cosac será diretor da Mário de Andrade

Fundador da extinta editora Cosac Naify irá comandar segunda maior biblioteca do país

- CHICO FELITTI

Instituiçã­o, que reúne mais de 4 milhões de obras e tem orçamento de R$ 9 milhões, passou por modernizaç­ão FOLHA

O editor Charles Cosac, 52, foi convidado pela gestão João Doria Jr. (PSDB) a assumir a diretoria da Biblioteca Mário de Andrade, a mais relevante da cidade e a segunda maior do país, e aceitou.

A informação foi confirmada por André Sturm, secretário municipal de Cultura. Cosac não quis se pronunciar sobre o assunto.

O editor fundou, com o empresário norte-americano Michael Naify, a editora Cosac Naify, especializ­ada em livros de arte e em edições de luxo de clássicos da literatura e das ciências humanas.

Ela permaneceu em atividade até 2015, quando foi fechada, após quase 20 anos. Em um comunicado enviado aos funcionári­os naquela época, Cosac afirmou que a editora não estava falindo, mas encerrando. “Esse é um direito que me cabe”, escreveu.

Desde o fechamento da editora, Cosac não havia revelado quais seriam seus próximos planos profission­ais.

Com um orçamento anual na casa dos R$ 9 milhões e um acervo com mais de 4 milhões de obras, a Mário de Andrade passou, durante sua última gestão, por um processo de modernizaç­ão. Entre as mudanças, começou a ficar aberta 24 horas e a sediar eventos de música, cinema e artes plásticas, além da literatura.

O professor e filósofo Luiz Armando Bagolin, que dirigiu a BMA até dias atrás, manifestou-se sobre a escolha: “Charles é um querido amigo. Uma pessoa de grande sensibilid­ade. Sei que dará o seu melhor para a Biblioteca Mário de Andrade. Desejo-lhe muita sorte e sucesso”.

 ?? Marisa Cauduro - 3.out.1997/Folhapress ?? Em registro de 1997, o editor Charles Cosac posa em seu apartament­o, encostado em uma escultura de Edgard de Souza
Marisa Cauduro - 3.out.1997/Folhapress Em registro de 1997, o editor Charles Cosac posa em seu apartament­o, encostado em uma escultura de Edgard de Souza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil