Folha de S.Paulo

Obama diz ter subestimad­o impacto russo

Para líder americano, notícias falsas e ciberataqu­es de Moscou levaram Donald Trump à vitória na eleição nos EUA

-

Presidente afirmou, em entrevista, ter falado com republican­o sobre a diferença de governo, empresa e campanha

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou neste domingo (8) ter subestimad­o o impacto que os ataques cibernétic­os russos e as notícias falsas teriam na eleição presidenci­al vencida pelo republican­o Donald Trump.

“Acredito que eu subestimei o grau em que, nesta era da informação, é possível com a desinforma­ção e ataques cibernétic­os ter impacto sobre nossas sociedades.”

Questionad­o sobre o relatório de inteligênc­ia que apontou interferên­cia de Moscou nas eleições, Obama disse que ordenou a investigaç­ão para ter certeza de que era uma prática recorrente do líder russo, Vladimir Putin.

“Isso é algo que Putin esteve fazendo por algum tempo na Europa, especialme­nte em velhos países satélites, mas de forma crescente nas democracia­s ocidentais.”

Ele mencionou o risco de que a influência russa se repita na Europa Ocidental — neste ano a França escolhe seu novo presidente e a Alemanha renova o Parlamento.

Segundo o relatório, a Rússia primeiro lançou uma campanha para minar a candidatur­a da democrata Hillary Clinton. Porém, mais tarde passou a apoiar Trump quando a chance de vitória do bilionário tornou-se real.

Para o presidente eleito, os esforços de Obama para atestar a interferên­cia russa “são uma caça às bruxas” e o democrata ordenou a investigaç­ão “por terem apanhado feio” no pleito de novembro. TRUMP Sobre seu sucessor, Obama disse que se opõe a Trump “em diversas coisas”, mas admitiu que os dois têm uma coisa em comum: confiança.

“Acho que é um pré-requisito para o trabalho [de presidente], ou pelo menos você deve ser louco o suficiente para pensar que pode fazer este trabalho”, afirmou.

Perguntado sobre o que vem transmitin­do ao republican­o, Obama citou a diferença entre campanha e governo. “O que ele logo vai perceber ao entrar neste escritório [o Salão Oval da Casa Branca] você está a cargo da maior organizaçã­o da Terra.”

Esta deve ser uma das últimas entrevista­s do democrata no comando da Casa Branca. Na terça (10), ele fará seu último discurso como presidente em Chicago, cidade onde começou sua carreira.

 ??  ??
 ?? Reprodução/ABC News ?? Obama conversa com o jornalista George Stephanopo­ulos
Reprodução/ABC News Obama conversa com o jornalista George Stephanopo­ulos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil