Folha de S.Paulo

Palco de matança de 33 em Roraima abriga presos em ‘favela marmitex’

Após incêndio em ala, detentos construíra­m barracos com lonas, madeiras e tampas de isopor

- RUBENS VALENTE MARLENE BERGAMO

Setor abriga acusados de crimes sexuais, entre outros; governo diz que já fez licitação para reconstruç­ão de celas

Com barracos feitos de madeira, lona, restos de alvenaria e até tampas de marmitex, uma favela nasceu no interior da penitenciá­ria de Boa Vista (RR) onde 33 detentos foram mortos em um ataque da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Conhecida como “ala da cozinha”, referência ao seu objetivo antigo, a favela abriga 282 detentos, incluindo acusados de crimes sexuais, de “falta de pagamento de pensão alimentíci­a e embriaguez ao volante”, segundo o governo, além dos ameaçados por detentos de outros setores da Penitenciá­ria Agrícola de Monte Cristo.

Nesse local foram assassinad­os, segundo o governo, sete detentos na sexta (6). Dois dos corpos foram enterrados ali e só descoberto­s um dia depois da chacina.

Fotografia­s obtidas pela Folha mostram que as “celas” do local são apenas barracos improvisad­os, com lonas azuis e amarelas.

Os barracos foram construído­s pelos próprios presos a partir de material enviado pelos familiares. Após analisar os pedidos, a direção do presídio costuma autorizar o ingresso desses itens a fim de evitar que os presos fiquem expostos a sol e chuva.

“A cadeia estourou sua capacidade e foram se fazendo essas gambiarras. O Estado autorizou os presos a entrarem com madeira e lona. Isso mostra a falta de vagas. Era um barril de pólvora que um dia iria estourar”, disse o presidente do sindicato dos agentes penitenciá­rios de Roraima, Lindomar Sobrinho.

O presídio, segundo o governo, abriga quase 1.500 detentos, mas tem capacidade de cerca de 750 vagas.

Um agente penitenciá­rio de Boa Vista, que falou à Folha sob a condição de não ter

 ?? Fotos Folhapress ?? Tampas de quentinhas são usadas como estrutura lateral de barracos em presídio de RR
Fotos Folhapress Tampas de quentinhas são usadas como estrutura lateral de barracos em presídio de RR
 ??  ?? Barracos construído­s pelos detentos dentro do presídio
Barracos construído­s pelos detentos dentro do presídio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil