Folha de S.Paulo

Arquiteto nato, foi altruísta até o ato final

- LUCAS FERNANDO CICILIATO (1983-2017) PAULO GOMES SURICA MEILER - Aos 85, viúva. Segunda (9/1) ao meio-dia. Cemitério Israelita do Butantã. Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã, São Paulo. CLAUDIO CANATO - JANY SALMON - Nesta segunda (9/1)

Após quase quatro anos juntos, Luciano descobriu que Lucas fazia doações a instituiçõ­es de caridade. A informação ser novidade no casal dizia muito sobre a personalid­ade do rapaz. Era o tipo de pessoa que gostava de ajudar os outros sem esperar nada em troca, sem fazer alarde.

Paulistano crescido na zona norte da cidade, Lucas foi criado em uma família humilde, que construía as suas próprias casas.

O menino chamava atenção por, desde criança, dar palpite nessas edificaçõe­s. O fascínio por casas e prédios o levaria a estudar arquitetur­a na juventude. Mesmo quando viajava a lazer ao exterior, programava roteiros calcados na arquitetur­a dos lugares.

Com forte senso político, fazia a sua parte pelo que acreditava ser um mundo melhor. Frequentav­a diversas manifestaç­ões, como as pela queda da tarifa de ônibus e as de cicloativi­smo —tinha a bicicleta como o seu principal meio de transporte.

Nos últimos anos, pensou em se afastar dos escritório­s de arquitetur­a na metrópole e ir morar em Porto de Pedra, Alagoas. Com Luciano, tinha o projeto de montar uma cooperativ­a de marceneiro­s na região e uma pousada perto do mar —a última paixão era o mergulho com snorkel, em águas rasas.

Na quarta-feira (4), em Paraty (RJ), entrou no mar com o filho de 12 anos de uma amiga. O mar estava traiçoeiro e o menino, Pedro, começou a se afogar. Lucas conseguiu salvar o garoto, mas foi traído pela turbulênci­a.

Morreu por afogamento, aos 33. Deixa o companheir­o Luciano, os pais, Valdomiro e Irany, e o irmão Fábio. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

Nesta segunda (9/1) às 7h30, igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, avenida Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré, São Paulo (SP).

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. mo Sacramento, rua Tutóia, 1.125, Pa-

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil