Folha de S.Paulo

Novo longa dos Trapalhões inicia retorno

Personagem será revisto em nova série da Globo, ainda produzida a portas fechadas, e em mais um filme musical

- GABRIELA SÁ PESSOA

‘Os Saltimbanc­os Trapalhões: Rumo a Hollywood’ revê o filme de 1981, até hoje a nona bilheteria nacional

Renato Aragão, 82, saiu da pré-estreia de seu 50º filme, no sábado (7), com os olhos vermelhos de chorar. “Estou chocado. Não sabia que o público teria essa reação, igual à minha”, disse ele à Folha, após uma bateria de selfies com fãs marejados, na saída da primeira sessão de “Os Saltimbanc­os Trapalhões: Rumo a Hollywood”.

Nove anos depois de seu último longa-metragem, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili” (2008), o criador de Didi Mocó volta aos cinemas em uma releitura de “Os Saltimbanc­os Trapalhões” (1981), até hoje a nona maior bilheteria do cinema nacional pós-1970.

A nova versão mantém a premissa e as piadas ingênuas de Didi e Dedé Santana, que continuam errando a pronúncia das palavras (como “chiclê”, em vez de “clichê”).

A dupla tenta salvar um circo à beira da falência. Para isso, precisará driblar patrões ganancioso­s e, entre uma cena e outra, interpreta­r as canções de Chico Buarque do musical “Os Saltimbanc­os”, como “História de Uma Gata” e aquela que diz “uma pirueta, duas piruetas...”.

São várias as atualizaçõ­es do roteiro e elenco. A mocinha da vez é Letícia Colin, que ficou com a personagem Karina, antes de Lucinha Lins. E uma novidade: há uma canção inédita de Chico, descoberta pelo produtor teatral Cláudio Botelho, que dirige os números musicais. O encenador já levou aos palcos uma versão semelhante da história, em 2014.

Mais do que o riso, o novo “Saltimbanc­os” faz chorar quem tem alguma relação com o humor dos Trapalhões. O próprio Renato, em cena, não segurou as lágrimas na última sequência do longa, que recorda imagens antigas de Zacarias e Mussum.

“Eu tô virando uma besta, chorando com tudo. O que eu me segurei por muitos anos, agora estou desabando”, justifica-se Aragão. Aliás, o humorista parece estar entusiasma­do com o trabalho: está escrevendo, sem parar, roteiros e textos para um futuro livro.

A portas fechadas, a Globo prepara um revival do “Trapalhões” nos moldes dos novos episódios da “Nova Escolinha do Professor Raimundo”. O projeto é comandado pelo diretor de núcleo Ricardo Waddington, com quem Aragão deverá colaborar nos textos. O comediante conta que trabalhará mais duro nessa produção a partir de julho.

Aragão também já pensa no próximo filme, novamente com a Mixer e a Globo Filmes, produtoras de “Rumo a Hollywood”. Nos planos de Aragão e do diretor, João Daniel Tikhomirof­f, o filme provisoria­mente batizado de “Didi e o Fantasma do Teatro” será mais um musical, ainda sem data de produção. Ambos, porém, já chegaram a uma primeira versão do roteiro do futuro longa. DIREÇÃO João Daniel Tikhomirof­f ELENCO Renato Aragão, Dedé Santana, Letícia Colin, Alinne Moraes PRODUÇÃO Brasil, livre, 2017 QUANDO estreia em 19 de janeiro

 ??  ?? Dedé Santana, Renato Aragão e Letícia Colin filmam o novo ‘Saltimbanc­os’
Dedé Santana, Renato Aragão e Letícia Colin filmam o novo ‘Saltimbanc­os’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil