Folha de S.Paulo

Jovair lança candidatur­a contra ‘casuísmo’

Deputado do PTB traz prefeitos de Goiás para ato e ataca possibilid­ade de reeleição de Rodrigo Maia na Câmara

- DANIEL CARVALHO

Candidato prega independên­cia em relação ao Planalto e busca valorizar o baixo clero do Congresso

O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), lançou nesta terça (10) sua candidatur­a à presidênci­a da Casa. Ao lado de Rogério Rosso (PSD-DF), um de seus adversário­s, fez críticas ao atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), procurou valorizar o baixo clero e pregou independên­cia do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

“Não podemos ter uma Casa tutelada pela Justiça, uma casa que a sociedade olha de cara feia para ela, como tem acontecido”, afirmou Jovair.

Ao citar o imbróglio jurídico que envolve a candidatur­a de Maia, disse que “512 deputados podem ser candidatos” e que “apenas um” precisa recorrer a pareceres jurídicos. “Temos que dar exemplo. Não pode criar casuísmo”, afirmou.

A Constituiç­ão Federal e o regimento interno da Câmara dos Deputados vedam que o presidente dispute a reeleição em uma mesma legislatur­a. Maia entende que, como foi eleito para um mandato-tampão após a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a regra não se aplica a ele.

Jovair discursou para uma plateia formada pelo presidente do Solidaried­ade, pelos líderes de PT, Pros e PSL, além de representa­ntes do baixo clero de PTB, PMDB, PP, PSC e PEN. Mas a maioria da claque era composta por prefeitos de Goiás.

O lançamento, no Salão Nobre da Câmara, teve direito a banners e panfleto com oito propostas, como estabelece­r horário para o término das votações, para que não se estendam até a madrugada.

Prometeu valorizar deputados que hoje não têm “protagonis­mo”, abrindo espaço nas relatorias a todos. APOIO ADVERSÁRIO Das presenças na cerimônia, a que mais chamou a atenção foi a de Rogério Rosso. Rosso e Jovair não descartam unificar suas candidatur­as, embora haja divergênci­a quanto ao momento.

Ao discursar, Rosso disse que estava ali para pedir votos para Jovair, a quem descreveu como “amoroso, carinhoso, um amigo fantástico e experiente”.

Rosso disse conversar diariament­e com Jovair e que, “lá na frente”, eles somariam os votos.

O petebista reafirmou o que havia dito à Folha, que se unirá a Rosso apenas no segundo turno.

Em discursos, aliados disseram que Jovair tem “nome limpo, não está na Lava Jato”.

Nelson Marquezell­i (PTBSP), mencionou Eduardo Cunha, preso em Curitiba, e Maia, citado na delação da Odebrecht com o codinome “Botafogo”.

Enquanto isso, Maia aproveitou a viagem de Michel Temer e a interinida­de na Presidênci­a da República para receber no Planalto parlamenta­res, incluindo integrante­s da Frente Parlamenta­r da Segurança Pública, a chamada “bancada da bala”.

 ?? Alan Marques/Folhapress ?? O deputado Jovair Arantes (PTB-GO), em evento de lançamento da candidatur­a na Câmara
Alan Marques/Folhapress O deputado Jovair Arantes (PTB-GO), em evento de lançamento da candidatur­a na Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil