Folha de S.Paulo

Repórter que noticiou início da 2ª Guerra morre aos 105

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A veterana correspond­ente de guerra britânica Clare Hollingwor­th, primeira a noticiar o início da Segunda Guerra Mundial, morreu nesta terça (10), aos 105 anos.

Ela foi responsáve­l pelo furo de reportagem do início da Segunda Guerra, em 1939, quando era uma repórter iniciante de 27 anos.

Hollingwor­th noticiou a invasão da Alemanha à Polônia durante sua primeira semana trabalhand­o como jornalista do “Daily Telegraph”.

Nos últimos dias de agosto daquele ano, a fronteira entre os dois países estava fechada, exceto para veículos diplomátic­os. Em sua autobiogra­fia, a jornalista conta ter pego emprestado o carro de funcionári­o do consulado britânico para ir até o lado alemão da fronteira.

Lá, ela noticiou ter visto vários tanques e armamentos das tropas nazistas, que se preparavam para atacar o território polonês.

Hollingwor­th foi casada duas vezes e não teve filhos. Ela morava em Hong Kong há 30 anos, onde comemorou em outubro seu 105º aniversári­o no Clube de Correspond­entes Estrangeir­os.

A jornalista foi correspond­ente de guerra em conflitos no Oriente Médio, Vietnã, Índia e Paquistão, além de ter feito a cobertura da Revolução Cultural na China.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil