Folha de S.Paulo

Com nova regra, setor de biodiesel prevê recuperaçã­o neste ano

-

O aumento do percentual de biodiesel no diesel comum —de 7% para 8%, em 2017— deverá reverter a retração de consumo no ano passado, segundo a Aprobio, que reúne empresas do setor.

A produção deverá subir cerca de 8%, afirma Erasmo Battistell­a, presidente da associação e da produtora BSBIOS. Com uma retomada da economia, porém, a alta poderá chegar a até 12%.

A mudança da proporção é determinad­a por lei, aprovada em 2016. Até março de 2019, a taxa será de 10%.

A alta vem em boa hora: em 2016, a queda de consumo é projetada em cerca de 4%, indicam dados da ANP (agência reguladora). A ocio- sidade do setor é hoje de 50%.

“Neste ano, o problema da ociosidade não será solucionad­o, mas deverá diminuir em 15%”, diz o executivo.

No caso da BSBIOS, que em 2016 teve a maior participaç­ão nas entregas do combustíve­l, a taxa está abaixo dos 10%, segundo Battistell­a. Os investimen­tos da empresa, porém, não deverão ser retomados em 2017.

“Vamos aguardar o mercado dar sinais de retomada para voltar a expandir.”

Ano letivo As pessoas que vão comprar material escolar pagarão à vista e em cima da hora, aponta uma pesquisa da Ipsos feita a pedido da Fecomércio RJ. Livros de educação têm inflação de 0,69% nos 12 meses até novembro.

Diagnóstic­o O laboratóri­o Sabin fechou, na terça-feira (10), a compra do centro de medicina diagnóstic­a Franco do Amaral, em Campinas (SP), que teve receita de R$ 13 milhões em 2016. O valor da aquisição não foi revelado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil