Folha de S.Paulo

Cresceu atrás dos microfones das radionovel­as

- FERNANDA PEREIRA NEVES OCTAVIO BONAFÉ - Nesta quarta (11), às 09h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré. RUBENS BERNAL MOLINA - Nesta quarta (11), às 19h, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, rua Martiniano

Yvette tinha três anos quando fez sua estreia nas rádios de Presidente Prudente, no interior paulista. O desafio não foi grande, fazia coisas já comuns em seu dia a dia: chorar, reclamar, chamar a mãe.

Mas o tempo passou e a garotinha acabou crescendo atrás daqueles microfones. Foi das birras de crianças à cenas açucaradas com Joseval Peixoto. Também comandou programas infantis e fez leituras de crônicas românticas.

Assim como começou cedo, porém, a carreira de Yvette na rádio também acabou cedo. Tinha pouco mais de 20 anos quando se formou em psicologia na USP e decidiu que queria lecionar. Já morando na capital paulista, foi trabalhar no Colégio Nossa Sra. Aparecida, em Moema, onde ficou até se aposentar.

Mesmo longe das transmissõ­es, ela parecia uma personagem de suas radionovel­as. Era romântica, bem-humorada, estava sempre feliz. Diariament­e, deixava uma flor e um bilhete para o marido, Flávio Araújo, ao sair para o trabalho, já que ele voltava tarde das transmissõ­es de futebol que fazia na Rádio Bandeirant­es. “São esses bilhetes que me confortam hoje”, diz ele.

Apesar da criação católica, Yvette conheceu o espiritism­o por influência de Flávio e chegou a psicografa­r textos de nomes famosos como Monteiro Lobato e Guimarães Rosa. Também publicou “O voo não acabou”, narrado por um de seus enteados, morto no acidente da TAM de 1996.

O Alzheimer levou um pouco de seu brilho antes de morrer, no último dia 30, aos 77, após uma queda. Deixa o marido, um filho, quatro enteados, 17 netos e sete bisnetos, além de dois a caminho. coluna.obituario@grupofolha.com.br 39º MÊS de Carvalho, 114, Bela Vista.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil