Folha de S.Paulo

Fifa incha Copa do Mundo a partir de 2026 e ouve críticas

Federação aprovou nesta terça (10) o aumento de 32 para 48 seleções e mais 16 jogos

- EDUARDO RODRIGUES

MUNDIAL

Entendemos que a decisão foi tomada com base em razões políticas e não esportivas e

A decisão da Fifa de aumentar a Copa do Mundo de 2026 de 32 para 48 seleções dividiu opiniões entre ex-jogadores, técnicos e entidades do futebol nesta terça (10).

A Associação Europeia de Clubes (ECA), que representa as equipes do continente, foi a principal voz contra as mudanças no formato do torneio de seleções.

A entidade chegou inclusive a apontar que fatores políticos se sobrepuser­am aos técnicos na decisão.

“Entendemos que a decisão foi tomada com base em razões políticas e não esportivas e considerad­a a partir de pressão política, o que a ECA acredita ser lamentável.”

O tom foi similar no Brasil. Carlos Alberto Parreira, treinador da seleção na conquista do Mundial de 1994, e na Copa de 2006, disse que a mudança não se justifica do ponto de vista técnico.

“Eu sou da época que a Copa tinha 16, 24 equipes, então acho muito difícil essa mudança. Para as finanças da Fifa vai fazer muito bem. Tecnicamen­te não vai ser bom ao futebol”, afirmou o treinador.

Inicialmen­te, Gianni Infantino, presidente da Fifa e principal defensor do novo formato, pensava em organizar o torneio com 40 times, porém decidiu inchar ainda mais, agradando as federações que o elegerem em fevereiro de 2016.

Para ele, o aumento no número de equipes fará com que o futebol ganhe ainda mais visibilida­de pelo mundo.

“A animação de um país que se classifica para a Copa é o que mais ajuda a divulgar o futebol. Se um time não se classifica, muitas vezes é um desastre”, justificou em entrevista coletiva nesta terça.

Segundo o dirigente, todas as confederaç­ões ganharão mais vagas no Mundial, mas o número exato ainda será discutido nas próximas reuniões do Conselho da Fifa.

Para Júnior, ex-lateral esquerdo da seleção brasileira, a inclusão de equipes de pouca tradição irá atrapalhar o espetáculo em campo.

“Se a última Copa do Mundo já não foi de uma qualidade alta, imagina com a chegada de outras seleções inferiores? A Oceania, por exemplo, tinha uma vaga de

>

As seleções classifica­das formarão 16 grupos com 3 seleções cada

Os times se enfrentam em jogo único dentro dos grupos

>

NÚMEROS DA ORGANIZAÇíO Pelo formato atual Pelo novo formato

 ?? Ennio Leanza/Keystone via Associated Press ?? Presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante coletiva após anúncio de mudança na Copa
Ennio Leanza/Keystone via Associated Press Presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante coletiva após anúncio de mudança na Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil