Folha de S.Paulo

Comando no presídio é atribuição do poder público, diz empresa

- DO UOL DE BRASÍLIA

Dez dias após o massacre no presídio em Manaus, a Umanizzare, empresa que gere o complexo penitenciá­rio, se pronunciou sobre o ocorrido, em anúncio publicado na Folha nesta quarta (11).

No texto, lamenta a tragédia e diz que as funções de comando, direção e disciplina dos presídios, além de qualquer atividade que caracteriz­e poder de polícia, seguem sob atribuição do poder público no modelo de cogestão adotado. “A lei explicita, sem dar margem a dúvida, a contenção de rebeliões como prerrogati­va exclusiva do poder público.”

O comunicado informa também que os funcionári­os são proibidos de portar qualquer tipo de armas, mesmo cassetetes.

Por fim, a nota manifesta pesar pelo massacre e diz que “cogestão eficiente e responsáve­l” é “parte da solução para o grave problema” do sis- tema prisional.

Os suspeitos de terem comandado e participad­o das ações que mataram 60 detentos em dois presídios do Ama- zonas no primeiro dia do ano, 17 presos do Compaj (Complexo Penitenciá­rio Anísio Jobim), em Manaus, foram transferid­os para penitenci- árias federais nesta quarta.

A informação foi confirmada pelo secretário de Administra­ção Penitenciá­ria do Estado, Pedro Florêncio. “A for- ça-tarefa da Polícia Civil, que está investigan­do os homicídios no Compaj e na UPP [Unidade Prisional do Puraquequa­ra], chegou aos nomes dos suspeitos de terem comandado e participad­o dos homicídios”, disse.

Segundo Florêncio, os presos serão levados às penitenciá­rias federais de Mossoró (RN) e Campo Grande (MS).

Antes de embarcarem, os presidiári­os foram levados para o Batalhão de Choque da PM. A transferên­cia foi realizada por um avião da Polícia Federal.

Também nesta quarta, o presidente Michel Temer (PMDB) disse que os presos no Brasil vivem em condições desumanas e que as quadrilhas em presídios preocupam a segurança nacional.

“Nesse momento, a realidade que vivemos exige a construção de presídios para retirar as condições, convenhamo­s, desumanas em que os presos se acham”, declarou o presidente na abertura de encontro com ministros.

 ??  ?? Suspeitos de comandar mortes no AM aguardam transferên­cia por avião da Polícia Federal
Suspeitos de comandar mortes no AM aguardam transferên­cia por avião da Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil