Folha de S.Paulo

Circo Ringling Bros. anuncia seu fim depois de 146 anos de atividade

Espetáculo tradiciona­l nos EUA vinha sofrendo com queda nas vendas de ingressos

-

Após 146 anos, o circo Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus vai encerrar suas atividades. O anúncio foi feito na página oficial do circo por Kenneth Feld, principal executivo da Feld Entertainm­ent, produtora do lendário espetáculo.

“Após muita análise e deliberaçã­o, minha família e eu tomamos uma difícil decisão de negócios: encerrar nossas atividades”, informou Feld.

O circo, que existe há mais tempo que os automóveis, aviões e filmes, foi obrigado a encerrar os shows devido ao aumento de custos e à diminuição da venda de entradas, sobretudo, depois que foi obrigado a tirar os elefantes de seu espetáculo.

Em 2016, após críticas de entidades de proteção aos animais e uma batalha jurídica, a Feld Entertainm­ent anunciou que deixaria de usar elefantes em seus espetáculo­s, enviando 40 deles para o Centro de Preservaçã­o dos Elefantes na Flórida.

A venda de tíquetes despencou. Perguntado se o espetáculo seria o mesmo sem os elefantes, Feld respondeu: “não, não será”.

Entidades de proteção aos animais como a Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais) comemorara­m o fim do circo, que ainda usava outros animais como tigres.

O Ringling Bros. foi durante várias décadas um dos maiores circos dos Estados Unidos. Em 1953 o escritor Ernest Hemingway, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1954, escreveu três páginas do programa do circo.

“O circo é o único deleite que você pode comprar com dinheiro. É o único espetáculo, que, enquanto você assiste, dá a qualidade de um verdadeiro sonho feliz”, afirmou o escritor. SEREIA DE FIJI

 ?? Andrew Kelly - 1.mai.2016/Reuters ?? Último espetáculo do circo com elefante nos EUA, em 2016
Andrew Kelly - 1.mai.2016/Reuters Último espetáculo do circo com elefante nos EUA, em 2016
 ?? Ariana Cubillos/Associated Press ?? Nicolás Maduro discursa aos juízes do Supremo venezuelan­o
Ariana Cubillos/Associated Press Nicolás Maduro discursa aos juízes do Supremo venezuelan­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil