Folha de S.Paulo

VIRADO À PAULISTA

-

A CNT (Confederaç­ão Nacional do Transporte) faz críticas às mudanças dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. Para a entidade, a principal do setor de carga e logística, a instabilid­ade — com a diminuição feita por Fernando Haddad (PT) e agora a elevação proposta por João Doria (PSDB)— é “o pior cenário possível” para quem dirige nas duas vias.

BIRUTA

“A variação é ruim porque o usuário se confunde. Tende a gerar maior inseguranç­a e pode resultar em elevação de acidentes e de multas”, diz o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista. “Qualquer variação de regra no trânsito, principalm­ente em um período curto, é indesejáve­l.”

NO MURO

O órgão tem se mantido distante das discussões acaloradas sobre o tema. “A redução tem pontos positivos, como menos acidentes, e negativos, como o aumento nas multas por excesso de velocidade”, afirma o diretor.

FAROL LIGADO

Para a CNT, aspectos importante­s ficaram de fora do debate: a necessidad­e de investimen­to em transporte coletivo, que ajudaria a tirar carros das marginais já saturadas, e a importânci­a de anéis viários para separar o fluxo de passagem do trânsito interno.

LIÇÃO BRASILEIRA

O Brasil será copresiden­te de um encontro do G-20 para discutir combate à corrupção. O ministro da Transparên­cia, Torquato Jardim, vai dividir a condução do evento, nos dias 24 e 25, em Berlim, com o ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas.

LIÇÃO 2

Segundo o governo, o Brasil foi convidado por sua “experiênci­a acumulada” em combater e punir a corrupção nos últimos anos. Jardim dirá no encontro que o resultado se deve a esforços conjuntos da Justiça e de órgãos como Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e sua própria pasta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil