Folha de S.Paulo

Premiados solistas aliam virtuosism­o a inteligênc­ia em CDs

- SIDNEY MOLINA

FOLHA

Dois jovens solistas brasileiro­s —ambos vencedores de concursos internacio­nais de ponta— lançaram, em 2016, CDs que chamam atenção em um meio amiúde e carente de vida e energia.

São eles o violonista soteropoli­tano João Carlos Victor, nascido em 1985 (vencedor do Concurso Francisco Tárrega, na Espanha, em 2015) e o pianista Cristian Budu, nascido em Diadema (SP) em 1988, vencedor do Clara Haskil, na Suíça, em 2013.

Budu inverte as expectativ­as usuais para um programa que justapõe Chopin (1810-49) a Beethoven (17701827), ressaltand­o profundida­de e heterogene­idade nos 24 “Prelúdios” op.28 do primeiro, e a graça fina e bem humorada das sete “Bagatelas” op. 33 do segundo.

Ele desvela camadas de pianíssimo­s, em um “blend” de timbres que percorre o fluxo temporal (como no enigmático “Prelúdio” n.2), o que se soma às escolhas das articulaçõ­es (n.3), à delicadeza (n.15, com incrível entrada da segunda seção), e à clareza (n.8 e n.16).

Sua “Bagatela n.2” —com a linha de baixo querendo se mexer, nervosa, no meio da textura, pedindo para voltar à primeira parte— rememora o elo de Beethoven com Haydn (1732-1809), seu professor.

Victor, por outro lado, faz bom uso da diversidad­e estilístic­a que o violão clássico conquistou para si a partir das gravações do concertist­a britânico Julian Bream.

A densidade e seriedade das fantasias do renascenti­sta John Dowland (1563-1626) —colocadas no início, meio e fim do álbum— abrem espaço para uma obra contemporâ­nea inédita (“Répéter”, do também baiano Paulo Rios Filho) e qualificam o repertório canônico.

Ganham luz “Invocación y Danza”, a mais especulati­va obra do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-99), trabalhada com pleno domínio estrutural e pesquisa sonora, e a “Sonata Homenagem a Boccherini” do italiano Castelnuov­oTedesco (1895-1968), a cujo movimento final Victor imprime uma completa tradução do título “Vivo ed energico”.

O andamento das mazur- ARTISTA Cristian Budu (piano) LANÇAMENTO Claves Records (importado) QUANTO cerca de R$ 159 (físico); R$ 32 (digital) AVALIAÇÃO ótimo

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? O pianista Cristian Budu, que justapõe Chopin a Beethoven em disco lançado em 2016
Zanone Fraissat/Folhapress O pianista Cristian Budu, que justapõe Chopin a Beethoven em disco lançado em 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil