Folha de S.Paulo

Geddel é vítima de ‘conjectura­s’, diz defesa

Advogado critica operação da PF que teve seu cliente como alvo, na última sexta (13)

- JOÃO PEDRO PITOMBO

A defesa de Geddel Vieira Lima (PMDB) afirmou que o ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidênci­a da República não cometeu crimes e é vítima de “perversas conjectura­s” no âmbito da Operação “Cui Bono?”, da Polícia Federal, realizada na última sexta-feira (13).

A operação investiga Geddel por sua gestão à frente da vice-presidênci­a de pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A PF aponta envolvimen­to do peemedebis­ta em esquema de fraudes na liberação de empréstimo­s do Fundo de Investimen­to do FGTS (FIFGTS) e da Caixa para empresas dos setores de frigorífic­os e concessão e rodovias.

Há indícios de crime de corrupção passiva.

Em nota enviada à Folha, o advogado de Geddel, Gamil Föppel, afirma que as acusações são um “equívoco e injustiça” e que a operação da PF aconteceu “precipitad­a e injustific­adamente”.

“Corrupção não houve, tampouco lavagem de dinheiro. Pagamento não houve. Crime algum existiu. É a única certeza neste manancial de perversas conjectura­s”, diz o advogado.

Föpel questiona o uso das mensagens trocadas entre o ex-ministro e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), extraídas de um telefone celular do ex-presidente da Câmara, que foi apreendido pela PF na Operação Lava Jato, como indícios de possíveis crimes.

Os investigad­ores afirmam que “os diálogos não deixam dúvidas” de que Geddel e Cunha buscavam “contrapart­i-

 ?? Alan Marques - 22.nov.2016/Folhapress ?? O ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima
Alan Marques - 22.nov.2016/Folhapress O ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil