Folha de S.Paulo

Supremo pede que deputado se manifeste

- DANIEL CARVALHO LETÍCIA CASADO

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, concedeu dez dias para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifeste a respeito de uma ação movida por André Figueiredo (PDT-CE), seu adversário na disputa para permanecer no comando da Casa.

Figueiredo questiona a possibilid­ade de reeleição de Maia na atual legislatur­a.

Ele pede que o STF conceda uma liminar para proibir que a Mesa Diretora da Câmara considere a candidatur­a como legítima ou então que suspenda provisoria­mente a eleição, marcada para o dia 2 de fevereiro, até que o plenário da Corte decidia sobre es- sa questão.

Cármen Lúcia está no plantão do Supremo. Cabe a ela decidir sobre as ações que chegam à Corte no período.

Ela pode encaminhar o questionam­ento de várias maneiras: decidir sozinha sobre o caso; pedir informaçõe­s às outras partes; devolver a ação para o relator original do caso, Celso de Mello; decidir pautar a ação na sessão do dia 1º de fevereiro ou mesmo não tomar nenhuma decisão sobre o assunto.

Figueiredo argumenta que Maia foi eleito para complement­ar o mandado do então presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cassado pelos colegas e preso pela Operação Lava Jato. Para Figueiredo, o mandato tampão de Maia à frente da Presidênci­a da Câmara se equipara a um mandato regular.

Aliados do presidente da Câmara argumentam que o mandato tampão, por não ser completo, não impediria sua candidatur­a à reeleição. DESISTÊNCI­A Em mensagem de celular encaminhad­a aos deputados do PSD no início da tarde desta segunda (16), o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) disse que seu partido pode ficar à vontade para avaliar outras candidatur­as à presidênci­a da Câmara. À Folha, no entanto, ele negou estar desistindo da disputa.

“Não estou retirando minha candidatur­a, mas deixando a bancada livre e à vontade para fazer a avaliação”.

Como a Folha mostrou semana passada, Rosso não descarta abrir mão da disputa para apoiar o candidato Jovair Arantes (PTB-GO).

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? A presidente do STF, Cármen Lúcia, poderá decidir sobre legalidade da reeleição de Maia
Pedro Ladeira/Folhapress A presidente do STF, Cármen Lúcia, poderá decidir sobre legalidade da reeleição de Maia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil