Folha de S.Paulo

Temporal causa morte e deixa estragos em SP

Com 115 mm, chuva teve maior acumulado dos últimos 68 anos em um mês de janeiro

-

DO “AGORA”

As chuvas que atingiram a Grande São Paulo entre domingo (15) e segunda (16) provocaram a morte de uma mulher em Guarulhos e causaram alagamento­s e deslizamen­tos de terra em Osasco, Carapicuíb­a, Barueri, Franco da Rocha e Francisco Morato.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia), foi o maior temporal em um mês de janeiro dos últimos 68 anos na capital paulista, com 115 milímetros de chuva em 24 horas. O número é menor apenas dos 127,4 mm registrado­s em dia 12 de janeiro de 1949 —dados são compilados desde 1943.

O registro mais grave durante o temporal foi em Guarulhos, onde o carro da bancária Maria Aparecida dos Santos, 38, foi arrastado até um córrego no bairro de Morros. Ela morreu afogada e seu marido, o caminhonei­ro Odair José Chagas, 38, que também estava no veículo, é considerad­o desapareci­do.

“Quem saísse para ajudar morreria”, disse Siderlândi­a Santos Pereira, 38, que viu de sua janela o carro ser levado.

Em Francisco Morato, ruas e lojas da região central amanhecera­m cheias de lama e lixo e tiveram um dia de limpeza nesta segunda-feira.

O mês de janeiro já totaliza 271,2 mm de chuva na capital paulista, superando em 10 mm a média histórica de janeiro registrada pelo Inmet.

O tempo continua abafado nesta terça-feira (17) e pode ter novas pancadas de chuvas entre a tarde e o início da noite.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Carro de mulher que foi arrastada pela chuva na Grande SP
Rivaldo Gomes/Folhapress Carro de mulher que foi arrastada pela chuva na Grande SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil