Folha de S.Paulo

‘Afinação I’ valoriza pensamento crítico, mas sem doutriná-lo

- VALMIR SANTOS

FOLHA

Após concluir “A Santa Joana dos Matadouros”, no início dos anos 1930, Bertolt Brecht (1898-1956) refletiu sobre a atitude do espectador diante de uma peça não aristotéli­ca, dispensada de unidades de tempo, lugar e ação. O dramaturgo alemão esperava do público “a postura de quem está decidido a aprender”.

Idêntico apriorismo conduz Georgette Fadel ao destilar consciênci­a crítica no solo “Afinação I”. Cofundador­a da Cia. São Jorge de Variedades, a atriz, diretora e dramaturga resvala no didatismo e triunfa sobre ele com eloquência. Inclusive, ao incorporar recursos de aula expositiva com direito a giz, lousa e kit prancheta/papel/caneta distribuíd­o no início.

Uma aula antiespeta­cular, pode-se dizer. A encenação austera é assumidame­nte inversa à abundância de ideias sobre os pesos da razão e do sentimento na balança do bom senso em baixa na vida cotidiana. A experiênci­a coloca o pensamento prazerosam­ente em movimento.

O trabalho da atuante é apoiado nos temperamen­tos do violoncelo que executa, nas pausas de inflexão, e da luz coadjuvant­e desenhada pela cineasta Julia Zakia.

Exímia na mediação da presença de si, da narradora, das personagen­s e da plateia de “aprendizes” com a qual inte- rage com argúcia e ardente paciência, Fadel usa do mesmo expediente para interpor duas vozes convictas do “gosto pelo outro”: a escritora e ativista francesa Simone Weil (19091943) e a brechtiana tenente Joana Dark, uma boina preta do Exército da Salvação no embate de operários com a indústria da carne na Chicago pósquebra da Bolsa de NY.

Os escritos de Weil ganham espaço candente com temas religioso, político e filosófico. “Afinação I” expõe os critérios objetivos com os quais ela analisa a condição

 ?? Julia Zakia/Divulgação ?? A dramaturga, atriz e diretora Georgette Fadel em cena na peça ‘Afinação I’, em cartaz no Sesc Ipiranga às terças e quartas
Julia Zakia/Divulgação A dramaturga, atriz e diretora Georgette Fadel em cena na peça ‘Afinação I’, em cartaz no Sesc Ipiranga às terças e quartas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil