Folha de S.Paulo

Cachaça, hambúrguer e pratos tradiciona­is

- ANTONIO EDMAR ROQUE (1949-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES FERNANDO MARCHESAN RODINI LUIZ - AUGUSTO ULIAN - Nesta quinta (19/1) às 18h, igreja São Francisco de Assis, r. Borges Lagoa, 1.209, Vila Clementino. YONE RODRIGUES NOGUEIRA FERNANDES -

Foi com a cachaça que começou a jornada de Edmar até os mais populares restaurant­es de Belo Horizonte. Recémsaído de casa, ele trazia as bebidas da cidade natal, Arcos, para vender em botecos da capital mineira —bebidas do interior eram tidas como de primeira linha naquela época.

O negócio era passageiro, enquanto corria atrás do sonho de ser médico —razão de ter ido para BH sozinho, aos 17 anos. Mas o desempenho nas provas de vestibular acabaram mudando os planos. “Decidiu então ser dono de boteco”, brinca a filha Eliza.

Primeiro teve o Mon Cheri, vendendo um pouco de tudo. Era pão com linguiça, tiragosto, cachaça. Chegava a vender 20 litros em um único dia, só na dose. Depois abriu a lanchonete New Hambúrguer, maior, vendendo sanduíches, sucos, vitaminas.

Nos anos 1980 comprou a tradiciona­l Cantina do Lucas, no edifício Maletta, centro de Belo Horizonte. Com garrafas no teto, cardápio variado e eventos culturais, o local foi tombado Patrimônio Cultural da cidade no ano de 1997.

Edmar, que também era dono do restaurant­e Casa dos Contos, estava sempre acompanhan­do tudo. Foram anos trabalhand­o de segunda a segunda, até começar a tirar os sábados de folga. Nesses momentos, aproveitav­a para cuidar de seus passarinho­s e fazer os almoços em família.

Único homem da casa, costumava ser o brincalhão, que fazia tudo para a mulher e filhas —apesar de ter ficado mais exigente quando elas começaram a trabalhar com ele.

Morreu no dia 7, aos 67, após lutar por quatro anos contra um tumor. Deixa a mulher, Maria, três filhas e um neto. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Aos 43, casado com Fabiana Merenda Rodini Luiz. Cemitério do Bom Pastor, av. das Lágrimas, Jardim Zara, Ribeirão Preto (SP).

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. 1º MÊS

Nesta quinta (19/1) às 20h, igrejaNoss­aSenhorada­Saúde,r.Domingos de Moraes, 2.387, Vila Mariana.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil