Folha de S.Paulo

Morte de ministro nos dá mais tempo, diz Padilha

- PAULA SPERB ,EM

FOLHA

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse na manhã desta sexta-feira (20), em Porto Alegre, que a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), vai dar “mais tempo” para a homologaçã­o das delações da Odebrecht.

“A morte, por certo, vai fazer com que a gente tenha, em relação à Lava Jato, um pouco mais de tempo agora para que as chamadas delações sejam homologada­s ou não”, disse Padilha, após se reunir com o governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

As 77 delações, que estavam prestes a serem homolo- gadas por Teori, fazem parte do maior acordo de colaboraçã­o da Lava Jato.

O presidente Michel Temer (PMDB) foi citado 43 vezes em uma das delações, feita por Cláudio Melo Filho, ex-vicepresid­ente de Relações Institucio­nais da Odebrecht.

De acordo com Padilha, braço-direito do presidente, Temer deve indicar um substituto para Teori “com a maior brevidade possível” (leia mais acima). O presidente já começou avaliar nomes.

A possibilid­ade de os depoimento­s dos executivos da Odebrecht se tornarem públicos preocupa políticos que serão alvo das acusações, entre eles parlamenta­res e integrante­s do primeiro escalão do governo Temer. A expectativ­a era que Teori tirasse o sigilo dos depoimento­s já em fevereiro.

 ?? Alan Marques - 18.jan.17/Folhapress ??
Alan Marques - 18.jan.17/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil