Folha de S.Paulo

Achados arqueológi­cos revelam rica ‘dieta mediterrân­ea’ na Pré-História

Há 780 mil anos, consumia grande variedade de plantas e animais, diz estudo

- RICARDO BONALUME NETO

Restos de material botânico encontrado­s em Israel indicam 55 espécies diferentes de plantas e uso de fogo

“O que mostramos em nosso artigo é que a dieta era muito mais ampla, mais componente­s foram integrados nela e isso incluiu muitos componente­s tanto da fauna e da flora do bioma mediterrân­eo”, disse Goren-Inbar à Folha.

O sítio revelou mais de 100 mil fragmentos de plantas, incluindo 22.714 sementes ou frutos. Mas a parte “comestível” compreendi­a “apenas” 9.148 restos de plantas, de pelo menos 55 espécies (em alguns casos era difícil distinguir a espécie exata, apenas o gênero).

Diferentes partes das plantas eram consumidas; poderiam ser as folhas verdes, as raízes, os frutos. Podiam ser comidas cruas, cozidas, tostadas. As fontes de energia mais eficientes em termos de nutrição eram os grãos.

Qual era a comida a preferida? “Nós não temos a resolução para discutir as preferênci­as diárias, mas claramente castanhas —e particular­mente castanhas-d’agua— foram as favoritas e foram encontrada­s em relativa abundância nos diferentes locais de Gesher Benot Ya’aqov”, disse Goren-Inbar.

“A cultura material —ferramenta­s de pedra, milhares delas— são muito africanas em suas caracterís­ticas. Isso significa que, em algum momento, os hominídeos saíram da África e, posteriorm­ente, preservara­m essa tradição de fazer artefatos de pedra. Contudo, o continente africano fornece uma seleção muito diferente de plantas comestívei­s”, diz o pesquisado­r israelense.

“E se encontrarm­os a tradição africana com a flora mediterrân­ica local, isso significa que os hominídeos tinham um grande poder de adaptação. Esse traço de adaptação fantástico e conhecimen­to da flora e fauna locais claramente lhes permitiu se estabelece­rem mais tarde em outras partes do Velho Mundo que tinham diferentes ou parcialmen­te diferentes faunas e floras”, conclui Goren-Inbar.

 ?? Divulgação ?? 1 2 5 3 4
Divulgação 1 2 5 3 4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil