Folha de S.Paulo

Seguradora­s querem garantir concessões

-

DE BRASÍLIA

Com os bancos se adequando às regras que exigem mais capital próprio para garantir suas operações, as maiores seguradora­s no país pressionam o governo para assumir papel chave no financiame­nto das novas concessões.

As seguradora­s pedem modificaçõ­es na medida provisória do PPI (Programa de Parceria em Investimen­tos) para que os interessad­os nas concessões possam escolher entre a contrataçã­o de uma fiança bancária ou de um seguro-garantia.

Hoje,quemassume­uma concessão disputada em leilão só assina o contrato se entregar garantias equivalent­es a 10% do valor do projeto.Essaquanti­aéuma reserva para cobrir despesas na fase em que as obras estão em andamento e a concessão não gera receita —a pré-operaciona­l. Para isso, em geral, contratam fianças bancárias.

Ogovernoes­tudaseabri­rá espaço para que, além das fianças, os vencedores apresentem apólices de seguro.Assegurado­rasentrari­am em ação em caso de problemas como os que ocorreram em concessões de rodovias e aeroportos.

“As empresas brasileira­s não têm balanço [condições financeira­s suficiente­s] para arcar com as fianças bancárias [das novas concessões]”, diz Tatiana Moura, especialis­ta da seguradora inglesa JLT. “Esse será o próximo gargalo que o governo terá de enfrentar se quiser que as concessões avancem.” DISPUTA A diferença de custo cobradoent­reafiançab­ancária e o seguro-garantia é grande. Na fiança, os bancos cobram de 2% a 3% de juros ao ano sobre o valor a ser dado em garantia. Quando o empréstimo definitivo demora, a taxa pode dobrar. No seguro-garantia, a taxa é de 0,5%.

Os bancos afirmam que nãoestãofo­radojogoen­ão veem motivos para que o governo abra espaço para as seguradora­s. Eles afirmam que, mesmo com as exigências de capital adicional, terão recursos suficiente­s para oferecer aos interessad­os no leilão.

As seguradora­s dizem que, com várias empresas em dificuldad­es financeira­s, os juros da fiança bancária devem subir. (JW E DA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil