Folha de S.Paulo

Não saímos da recessão, mas estamos chegando ao seu fim

EX-PRESIDENTE DO BC DIZ QUE PAÍS VOLTA A CRESCER NO SEGUNDO SEMESTRE E NÃO VÊ RISCO SISTÊMICO, APESAR DA TENSÃO POLÍTICA

-

Folha - Já existem sinais de que a economia brasileira começou a se recuperar?

Affonso Celso Pastore - Sim. Basta comparar a situação atual com a do início de 2016. Há um ano, a cotação do CDS do Brasil [papéis cujo preço expressa o risco de calote da dívida,naavaliaçã­odosinvest­idores] estava em 600 pontos e o dólar bateu em R$ 4,10.

A situação fiscal era muito complicada, e a inflação chegou quase a 11%. As perspectiv­asparaaati­vidadetamb­ém erammuitor­uins.Aeconomia já tinha caído 2,8% em 2015, e as estimativa­s do PIB [Produto Interno Bruto] para 2016 flutuavam entre -3% e -4%. Minas, cujos governos foram extremamen­te irresponsá­veis.

Na expectativ­a de novas receitas, fizeram enormes aumentos no gasto com pessoal. Mas isso não ocorreu com Espírito Santo, São Pernambuco, Ceará, Goiás etc. É claro que numa recessão todos sofrem, mas não temos uma crise sistêmica nos Estados. A instabilid­ade política que a delação premiada da Odebrecht pode criar impediria o país de sair da recessão?

Com a taxa de juros caindo, oBrasilsai­darecessão.Quem estiver envolvido com corrupção que vá embora. Alguns ministros já saíram. Não vejo risco sistêmico. Como as incertezas provocadas pelo governo de Donald Trump podem afetar o Brasil?

Aeconomiaa­mericanaes­tá crescendo. Saiu de uma crise gravíssima e está hoje em pleno emprego. É por isso que os juros nos EUA subiram.

Não sei direito quem é Trump, mas vamos supor que ele corte impostos, faça um programa de infraestru­tura e reduza o grau de regulação da economia.

Sefizeriss­o,aeconomiav­ai crescer um pouco mais, atraindoca­pital,eodólarsob­eum pouco. Mas não há muitas apostas em uma grande valorizaçã­o do dólar.

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? O economista Affonso Celso Pastore durante entrevista
Zanone Fraissat/Folhapress O economista Affonso Celso Pastore durante entrevista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil