Folha de S.Paulo

Gabriel Jesus estreia pelo City com gol anulado, e Rooney faz história

- GUILHERME SETO CAMPEONATO INGLÊS

Não valia nada, mas, ao mesmo tempo, valia muito. Assim foi o aguardado retorno da Chapecoens­e aos gramados depois de quase dois meses da queda do avião que levava a equipe à Colômbia, deixando 71 mortos, entre elas dirigentes e jogadores do clube e jornalista­s.

Sob um calor de mais de 30°C, a Arena Condá, estádio doclubecat­arinense,recebeu mais de 14 mil pessoas, bandeiras e faixas com imagens dos “heróis da Chape” para apoiar o time da cidade no amistoso contra o Palmeiras.

Antes de a partida começar, os três jogadores sobreviven­tes da tragédia se juntaram a familiares das vítimas para receber homenagens.

O lateral Alan Ruschel, que hoje pouco acusa a tragédia fisicament­e; o zagueiro Neto, que tinha a situação mais crítica entre as vítimas e na sexta (20) já começou a se exercitar na bicicleta ergométric­a do clube; e o goleiro Jackson Follmann, que teve parte da perna direita amputada e foi conduzido ao campo em cadeira de rodas, levantaram a taça da Copa Sul-Americana, da qual o time foi declarado campeão após o acidente.

Follman recebeu alta provisória do hospital, onde ficará pelo menos até terça-feira (24), quando deve receber a alta definitiva.

“Para mim, é um pouco duro. A gente sempre estava aqui, treinando, jogando. Vir e ter uma homenagem emocionant­e... Não tem como não ir às lágrimas”, disse Follmann à TV Globo.

Em campo, o “Jogo da Solidaried­ade” teve momentos mais amistosos, outros mais competitiv­os e alguns desencontr­ados, já que os jogadores ainda estão no início da temporada. O Palmeiras foi o último adversário da Chape antes da tragédia de 2016.

O primeiro gol saiu do estreante Raphael Veiga, ex-Coritiba, no início da partida.

Na sequência, Douglas Grolli, um dos 23 contratado­s pela Chapecoens­e para a nova empreitada, empatou o jogo. Como o zagueiro é uma das grandes revelações da história de 44 anos das categorias de base do time, o gol foi revestido de caráter simbólico, reconhecid­o pelas empolgadas arquibanca­das.

No primeiro minuto do segundo tempo, Amaral virou o jogo. Se o primeiro tento remeteu ao trabalho sério da jovem Chapecoens­e, o segundo referiu-se à solidaried­ade, outro pilar da reconstruç­ão: o Palmeiras paga a maior parte do salário do volante.

No segundo tempo, a partida foi interrompi­da para a reprodução, nos telões, de um vídeo em que jogadores comemoram a classifica­ção à final da Sul-Americana. O momento de interrupçã­o, no 71º minuto de jogo, refere-se ao número de vítimas do acidente e irá se repetir em jogos na Arena Condá.

Perto do fim, o meia Vitinho fez um gol de longa distância e transformo­u o resultado naquele pelo qual a maioria torcia: um empate, 2 a 2. DE SÃO PAULO - O atacante Gabriel Jesus, ex-Palmeiras, fez sua estreia pelo Manchester City neste sábado (21), no empate em 2 a 2 contra o Tottenham, pela 22ª segunda rodada do Campeonato Inglês.

Ovacionado pela torcida, Jesus chegou a marcar um gol e chorar na comemoraçã­o, mas viu a arbitragem sinalizar impediment­o na jogada.

Com o resultado, o time do técnico Pep Guardiola chegou aos 43 pontos, na quinta colocação. Já o Tottenham se manteve em segundo lugar, com 46.

No rival Manchester United, Wayne Rooney tornou-se o maior artilheiro da história do clube ao marcar no empate em 1 a 1 com o Stoke City. Com o gol 250, Ronney ultrapasso­u a lenda sir Bobby Charlton.

 ?? Sylvain Thomas/AFP ?? Brasileiro­s lamentam a derrota por um gol para a Espanha
Sylvain Thomas/AFP Brasileiro­s lamentam a derrota por um gol para a Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil