Folha de S.Paulo

Cidade para festas de sindicatos.

-

LE PARC ATÉ O CÉU

O veterano artista cinético argentino Julio Le Parc, 88, um dos principais nomes do gênero, radicado em Paris desde 1958, resolveu homenagear Buenos Aires com uma obra pública.

Trata-se de “Hacia la Luz”, escultura instalada na plazoleta Rubén Darío. Apesar de o local ficar num bairro nobre, Le Parc insistiu que a obra estivesse bem à vista da principal favela da cidade, a Villa 31, “para transmitir uma ideia de união e otimismo”, disse. Com seis metros de altura, seu formato é o de uma espécie de flecha branca e ondulada. BORGES E A GENTRIFICA­ÇÃO

A gentrifica­ção de bairros tradiciona­is de Buenos Aires tem criado uma moda insólita: construir casas para novos restaurant­es e bares que evoquem o casario antigo e popular de Buenos Aires, imitando até a caligrafia dos letreiros dos estabeleci­mentos no começo do século 20.

Curioso que, numa entrevista inédita de Jorge Luis Borges, concedida em 1978 e só agora recuperada pelo jornal “Perfil”, o autor já comentava, de um modo que parece visionário, essa “tendência”. Dizia ele: “Estão construind­o no bairro de San Telmo falsas casas velhas, e até tem ocorrido a essas pessoas colocarem poços nas esquinas. É um absurdo, porque todo mundo sabe que os poços, antigament­e, ficavam nos pátios das casas, e não na rua”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil