Folha de S.Paulo

Festas de casamento dão fôlego a hotéis

Casas do litoral brasileiro apostam nas cerimônias para garantir faturament­o mesmo durante a baixa temporada

- BÁRBARA LIBÓRIO

Especialis­ta recomenda cuidado extra para escolher fornecedor­es e aplicação de multas contra cancelamen­tos FOLHA

As festas de casamento viraram queridinha­s de hotéis e agências de turismo. Assessorar e abrigar a cerimônia virou uma das melhores saídas para garantir o faturament­o.

Além da disposição dos noivos e de seus familiares para gastar numa cerimônia dos sonhos, outra vantagem do nicho é que cancelamen­tos costumam ser raros.

“Um cliente normal faz a reserva, verifica a previsão do tempo e, se vê que vai chover, cancela. Já no caso do casamento, a reserva é praticamen­te garantida. Com um ano de antecedênc­ia, tenho o hotel fechado de sexta a domingo”, afirma Elena Canestrell­i, proprietár­ia do Hotel Real Villa Bella, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados. “Em um momento de crise, talvez família, padrinhos e amigos próximos não cancelem uma reserva, mas outros convida- dos, sim”, afirma Renê Fernandes, professor da Fundação Getulio Vargas.

Para evitar o problema, ele recomenda a aplicação de multas por cancelamen­tos. “O estabeleci­mento está deixando de vender aqueles dias para outros turistas”, diz Fernandes.

Em Ilhabela, são os cerca de50casame­ntosporano­que garantem que o hotel de Canestrell­i permaneça no azul. “Do jeito que a coisa está hoje em dia, é com os casamentos que a gente se garante.”

Ela também é dona do Pier 151, um espaço para cerimônias com capacidade para 200 pessoas de frente para o mar e faturament­o anual

 ??  ?? Cerimônia em Fernando de Noronha (PE), organizada pela Welcome Travel
Cerimônia em Fernando de Noronha (PE), organizada pela Welcome Travel
 ?? Isaias Ribeiro/Divulgação ?? Decoração para casamento no Pier 151, espaço para até 200 convidados em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo
Isaias Ribeiro/Divulgação Decoração para casamento no Pier 151, espaço para até 200 convidados em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil