Folha de S.Paulo

Rede de cabeleirei­ros, maquiadore­s, lojas de roupa etc.”

-

de até R$ 700 mil.

Segundo a empresária, as cerimônias não beneficiam apenas os hotéis. “Somos uma indústria de casamentos. Antigament­e, era preciso procurar bufê de São Paulo. Hoje, há várias opções locais”, diz. “Já aconteceu de em um único dia ter 12 casamentos. Isso mexe com uma RISCO Fernandes, da FGV, considera que as agências de viagem que atuam nesse segmento têm um baixo risco, já que o valor para começar é pequeno. “Você é apenas o intermediá­rio entre vários prestadore­s de serviço e não assume um grande ônus.”

Segundo o professor, é importante formar uma rede confiável de fornecedor­es para a realização da cerimônia.

Para evitar problemas, a Welcome Trips, agência de Curitiba que mantém um setor inteiro apenas para casamentos,lidadireta­mentecom os fornecedor­es.

“A noiva só fala com a gente. Oferecemos as opções e fazemostod­aaintermed­iação”, explica Diana Parigot, 30, planejador­a de casamentos da agência.

Em 2017 já são 45 cerimônias­agendadas,amaioriapa­ra Cancún, no México. Hoje, 40% da equipe é voltada para casamentos, e é possível personaliz­ar os pacotes.

Além de Cancún, outros destinos comuns são Fernando de Noronha (PE), Trancoso (BA), Punta Cana (República Dominicana) e Jamaica.

“Os hotéis do Caribe trabalham com reservas com tudo incluso. Ou seja, o convidado sabe exatamente quanto vai gastar quando compra a viagem”, afirma Parigot.

Isso, segundo ela, ajudou o negócio a crescer. “Casar no Brasil está muito caro, e as noivas veem em nós uma luz no fim do túnel”, diz a planejador­a de casamentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil