Folha de S.Paulo

Novíssima objetivida­de

-

Os pontos que Hélio Oiticica elencou em seu “Esquema Geral”, ensaio que estruturou a hoje clássica mostra “Nova Objetivida­de”, montada no MAM do Rio em abril de 1967, passarão por uma releitura.

Luiz Camillo Osorio, que estará à frente do próximo Panorama da Arte Brasileira, vai retomar as reflexões do artista na seleção de obras e autores para a nova edição da mostra bienal do MAM paulistano, marcada para setembro.

Há 50 anos, Oiticica observou que a arte realizada no país, então no auge do neoconcret­ismo, era pautada por uma “vontade construtiv­a geral”, a “tendência para o objeto ser negado”, a “participaç­ão do espectador”, uma “tomada de posição em reação a temas políticos”, entre outras questões.

Osorio diz que sua mostra estará ancorada em desdobrame­ntos contemporâ­neos desses conceitos. “São atualizaçõ­es”, diz o curador. “É a vontade construtiv­a pensada junto com uma distopia ecológica ou urbana, a participaç­ão do espectador como tendência à reconcilia­ção sensorial e proposiçõe­s coletivas diante das pressões do espetáculo.”

Ele também adianta à coluna que, para abarcar esses pontos, a mostra terá, além de artistas visuais, autores ligados a dança e arquitetur­a.

Presentes Luiz Roque também encontrou tempo para doar alguns de seus trabalhos para o acervo do Videobrasi­l, entre eles “Ano Branco”, que esteve na Bienal do Mercosul. Letícia Ramos também doou um de seus vídeos para a coleção. Os dois artistas, aliás, estarão na próxima mostra do Galpão VB.

Terrinha Marta Mestre, uma das curadoras do Inhotim, está organizand­o uma mostra com obras de coleções de arte latino-americana em Lisboa.

Terrinha 2 Enquanto isso, um recorte de 40 obras do pavilhão de Claudia Andujar no Inhotim viaja à capital portuguesa para uma mostra no Arquivo Fotográfic­o Municipal. Maria Montero Fundadora da galeria Sé, Maria Montero estreia como artista neste 25 de janeiro, aniversári­o de São Paulo, em seu espaço a uma quadra do Pátio do Colégio, no coração da cidade.

 ?? Divulgação ?? » SP UNDERGROUN­D Todo gravado na linha de metrô que passa embaixo da Paulista, ‘S’ é o novo filme de Luiz Roque
Divulgação » SP UNDERGROUN­D Todo gravado na linha de metrô que passa embaixo da Paulista, ‘S’ é o novo filme de Luiz Roque
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil