Folha de S.Paulo

Presidente figurou duas vezes em lista de cotados ao

- GUSTAVO URIBE PAULO GAMA

Michel Temer não imaginava que um dia estaria na posição oposta. Como deputado federal, chegou a aparecer duas vezes na lista de cotados para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) — função para a qual hoje, à frente da Presidênci­a da República, busca um nome para indicar.

Nas duas oportunida­des — uma no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e outra no de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — houve sondagens de emissários do Palácio do Planalto, mas nunca chegou a ser realizado um convite formal para ele.

Segundo assessores e auxiliares do hoje presidente, Temer ficou à época desconfiad­o sobre a real motivação de ter sido incluído na relação de cotados, tanto na gestão tucana quanto na petista.

A primeira abordagem ocorreu em 1996, quando Temer, então deputado federal, era líder do PMDB e se preparava para disputar a presidênci­a da Câmara.

O então presidente FHC buscava um substituto para o ministro Francisco Rezek, que se aposentari­a do Supremo no ano seguinte.

Na época, emissários do tucano entraram em contato com pessoas próximas ao peemedebis­ta para sondar sobre a disposição de ele eventualme­nte assumir o cargo de ministro.

O Planalto tentava um acordo na base aliada em torno de uma candidatur­a única para o comando da Câmara e, para o entorno do hoje presidente. O aceno tinha, portanto, o pano de fundo a

 ?? Alan Marques - 22.dez.16/Folhapress ?? O presidente Michel Temer no Palácio da Alvorada
Alan Marques - 22.dez.16/Folhapress O presidente Michel Temer no Palácio da Alvorada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil