Folha de S.Paulo

PMDB cobra Temer por perfil político no STF

Cúpula da sigla conversou com o presidente sobre indicação ao Supremo durante jantar na casa de Renan Calheiros

- DANIELA LIMA

Peemedebis­tas dizem que sucessor de Teori deve conhecer universo político, e não ter aversão a ele

O presidente Michel Temer foi aconselhad­o pela cúpula de seu partido, o PMDB, a “suportar a pressão pública” pela indicação de um nome eminenteme­nte técnico para o STF (Supremo Tribunal Federal). Aliados disseram que Temer não pode errar, e que seu eleito deve conhecer o universo político, e não ter aversão a ele.

O recado foi passado durante um jantar, na terça-feira (24), na residência do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Além de Temer, participar­am do encontro alguns dos principais articulado­res do PMDB no Congresso, como o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Do lado do governo estavam no jantar nomes como o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário de parcerias com a iniciativa privada, Moreira Franco. Ambos são aliados de perior Tribunal de Justiça) Humberto Martins, e o também ministro da Corte, Luis Felipe Salomão.

Na tentativa de fazer uma “peneira” para indicar nomes, pessoas próximas ao presidente têm feito uma espécie de sabatina informal com diversos cotados, indagando-os sobre temas como a diferencia­ção entre caixa dois e corrupção e prisão após a segunda instância.

A assessoria de Temer diz que, se consultas estão sendo feitas, “ocorrem sem a autorizaçã­o do presidente, que, constituci­onalista, é o interlocut­or com o meio jurídico”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil