Folha de S.Paulo

Incêndios matam dez no Chile, que declara estado de emergência

Seca de quase uma década e altas temperatur­as agravam situação

-

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de emergência ante os piores incêndios florestais da história do país, que já deixaram pelo menos dez mortos e 12 feridos.

Está mantido o estado de exceção constituci­onal e catástrofe para as regiões de Araucanía, O’Higgins, Maule e Valparaíso, as mais atingidas pelo fogo, no centro-sul.

As chamas destruíram a agência dos correios, um jardim de infância e cerca de mil casas na cidade de Santa Olga, a 360 km de Santiago. Cerca de 6.000 moradores abandonara­m o local.

Na quarta-feira (25), focos de incêndio avançaram na região de Bío-Bío, ao sul da região do Maule. Segundo o Ministério de Obras Públicas, o fogo alcançou a rodovia interportu­ária Penco-Talcahuano, perto da cidade de Concepción.

“Essa é uma situação extremamen­te séria —um horror, um pesadelo sem fim”, disse Carlos Valenzuela, prefeito da cidade de Constituci­ón, vizinha a Santa Olga. “Tudo ficou queimado.”

Entre os mortos estão um bombeiro e de dois policiais. Doze voluntário­s do Corpo de Bombeiros ficaram feridos nas proximidad­es de Constituci­ón, segundo meios de comunicaçã­o locais.

Incêndios florestais acontecem regularmen­te nos verões áridos e quentes do Chile, mas uma seca de quase uma década combinada com temperatur­as bastante altas criaram as condições atuais. AJUDA INTERNACIO­NAL O subsecretá­rio do Interior, Mahmud Aleuy, agradeceu aos países que apoiaram o Chile na situação de emergência, como Colômbia, México, Peru, França, Espanha e Estados Unidos. No Twitter, ele anunciou a chegada ao país de brigadista­s colombiano­s e mexicanos.

Antes, Bachelet havia confirmado que um grupo de especialis­tas franceses viajou às zonas atingidas para listar os recursos que mobilizarã­o para ajudar no combate ao fogo.

Começou a operar na tarde de quarta-feira o avião Supertank, um Boeing-747 fretado por uma fundação privada dos EUA, com capacidade para mais de 73 mil litros de água.

Mais de 4.000 pessoas, entre bombeiros, brigadista­s, carabineir­os, detetives, funcionári­os públicos, militares e civis, trabalham em operações para sufocar o fogo.

O Centro Nacional de Alerta Precoce informa que, dos 99 incêndios declarados, 30 foram controlado­s, 64 estão fora de controle e cinco foram extintos.

O pior é o de Las Máquinas em Cauquenes, cidade na região do Maule, que arrasou 92 mil hectares.

 ?? Pablo Vera/AFP ?? Casal afetada por incêndio florestal em um campo de futebol de Santa Olga, no Chile
Pablo Vera/AFP Casal afetada por incêndio florestal em um campo de futebol de Santa Olga, no Chile

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil